Beato Luís Martin, o Pai de Santa Teresinha do Menino Jesus
O seu Luís Martin não era nenhum garotão, tinha 50 anos quando Teresa nasceu.
Mesmo assim aceitava todas as brincadeiras da filha. Depois que Teresa aprendeu a andar, corria até ele, sentava em uma de suas botas e ele a arrastava “a cavalo” por toda a casa e pelo jardim, até ela enjoar de brincadeiras.
O pai de Santa Teresinha teve um relojoaria. Os comerciantes abriam as lojas aos domingos, como fazem hoje os shoppings que você conhece. Queriam atrair os fregueses do interior que vinham passear em nossa cidade e aproveitavam para comprar mantimentos. De vez em quando, batia um freguês querendo comprar uma aliança de casamento ou um presente para alguém. Mas seu Luís respondia a todos sorrindo : “É o dia do Senhor , só o senhor será servido”.
Dizia aos amigos que zoavam dele: “Prefiro perder boas oportunidades de negócios, mas atrair sobre a minha família a bênção de Deus.”
Com a morte da mãe de Teresa, Beata Zélia Martin (clique aqui para abrir sua história) o seu Luís mudou para uma cidade chamada Lisieux e alugou uma casa com um lindo jardim num bairro distante, onde pudesse criar suas 4 filhas longe das modas da cidade, pois na França surgiam ideias muito longe das coisas de Deus. Comprou material de pintura, livros, brinquedos e um piano para que as meninas se divertissem, mas não as deixava sair em bailes. Teresa escreveu:
Papai aposentou-se para ficar mais tempo com suas meninas e dedicar-se á nossa educação. Quis ser para nós, suas filhas, pai e mãe ao mesmo tempo . Por isso, para alegria, estava sempre perto de nós.
As noites, jogavam uma partidinha de damas, depois as irmãs mais velhas liam algumas páginas de algum livro interessante com histórias e aventuras, como a vida dos santos. Teresa ouvia sentada nos joelhos do pai. Depois da leitura, ele cantava com sua linda voz algumas músicas lentinhas e todas iam dormir muito tranquilas.
Um dia disse às filhas: “Que tal fazer uma visita para Jesus no Sacrário cada dia em uma Igreja diferente?“
E lá iam eles. No final do passeio, o pai acabava sempre me dando um presentinho de um centavo ou dois para gastarem em doces.
Foi assim que Teresa conheceu o Carmelo. Seu Luís disse: “Sabe, minha rainhazinha, por detrás dessa majestosa grande, habitam umas santas religiosas que estão a orar ao Papai do Céu”.
Desde então, cada vez que ia pescar, seu Luís levava os peixes para as irmãs do Carmelo, mal sabia ele que 3 de suas filhas viveriam lá um dia.
Um pedido especial.
A coisa mais difícil para Teresa, foi dizer ao pai que pretendia entrar no Carmelo com 15 anos. Escolheu um fim de tarde em que ele estava no jardim com o Tom, o cachorro de Teresa. Ele perguntou: “O que você tem, minha rainha? Conte-me.”
Teresa falou, já com lagrimas no olhos : “Papai , quero muito ingressar no Carmelo, sinto que está na hora.”
O pai pegou umas florzinhas brancas de um matinho que pareciam lírios em miniaturas. Colheu um e entregou à Teresa: “Veja , minha rainha , o cuidado com Deus conservou essa florzinha até agora…”
Santa Teresinha (clique aqui para abrir sua história) escreveu: “Entendi que o papai estava falando de mim. Ele arrancou a flor com as raízes para que vivesse ainda, mas em outra terra mais fértil.”
Por causa desses dia, Teresa passou a se comparar com uma flor e a falar muito de flores. Foi o pai quem começou essa história.
Esse texto é parte de meus livros: História de uma menina que estou reescrevendo… Aguardem!
Não esqueçam de deixar um recadinho…
Com carinho, tia Adelita.
Eu na Internet…
Você também me acha…
Youtube – Minhas histórias em alta resolução para usar na catequese.
Você já me curtiu no facebook?
27 comentários
Raquel disse:
julho 14, 2020 em 10:49 am (UTC -2 )
Amém ! me sinto emocionada sentindo o amor de Jesus cada minuto da nossa vida .Me passou um filme na minha cabeça lembro do cachorrinho como se fosse hoje,na porta do hospital 01:30 da madrugada tão brincalhão e carinhoso a todo tempo querendo mostrar a Rosa 🌹 com ele dando o sinal da graça da intercessão de Santa Terezinha. Fomos agraciadas pelo milagre de Deus .O amor de Deus por nos minha irmã é infinito .Deus maravilhoso. Santa Terezinha Rogai por nos …Sinto o perfume de rosas 🌹 🌹 🌹 sinto o amor de Maria neste milagre também cada rosa 🌹 que vc ganhava senti a graça sobre graça de toda melicia celeste …Cheiro de Rosas neste lugar Maria aqui estta Santa Terezinha e o Espírito de Deus descera cheiro de Rosas neste lugar🌹🌹🌹🌹🥀Estas aqui mãe do meu Senhor vem ficar sempre perto de nós cheiro de rosas neste lugar amo vc minha irmã.Minha irmã curou de câncer no intestino.Hoje ela esta construindo uma capelinha de santa Terezinha
Sonia neme Mendes caetano disse:
outubro 1, 2017 em 9:52 pm (UTC -2 )
Quem sabe se o que está faltando nas gerações atuais é a leitura edificante e emocionante da vida de Santos. Só o que se vê são notícias de maldade, crueldade, corrupção, enfim notícias que afundam a moral na lama e nos deixam dia a dia mais indiferentes e frios. Não há modelos que elevem o espírito. Parabéns pela iniciativa.
anderson de lima torres disse:
julho 14, 2016 em 1:47 pm (UTC -2 )
eu tambem gostei muito da historia de santa teresinha voce tia e maravilhosa depois que eu começei a assistir amigos do ceu eu sei quasse todas as historias dos santos.obrigado tia adelita que deus te abençoe amem
Eliane Kaline C. Barroso disse:
junho 3, 2015 em 10:50 am (UTC -2 )
Assisti ontem um filme de Santa Teresinha do menino Jesus, que história linda!!! Eu vivi no pecado durante 30 anos, esse ano,com 30 anos me converti, ainda estou em fase de libertação, mas tenho certeza que Jesus com sua infinita misericordia vai me libertar. O exemplo dessa família deve ser seguido. Que família linda!!!
Antonia Maria Andrade disse:
abril 22, 2015 em 9:15 pm (UTC -2 )
É maravilhosa a maneira com que Tia Adelita conta as histórias dos Santos, em uma linguagem tão especial e ao mesmo tempo poe sua arte, este Dom para ilustrar. Que Todos os Santos interceda por sua vida e missão e por todos nós. Amém.
Maria M Pelliciari disse:
abril 18, 2015 em 9:56 pm (UTC -2 )
Gostei muito da simplicidade do texto. Contem informações interessantes sobre a vida de Sta. Terezinha que, talvez, poucas pessoas conhecem, até mesmo seus devotos. Vou compartilhar para minhas amigas devotas dessa santa tão querida. Muito obrigada pela “partilha.”
albany aparecida da silva santana disse:
abril 16, 2015 em 10:07 pm (UTC -2 )
gostei muito de ler o livro terezinha do menino jesus a garota mais popular do muito inteiro já lir mais de uma vez ele .ganhei de presente da minha querida mae, qeu é verdedora da cacaõ nova.
albany aparecida da silva santana disse:
abril 16, 2015 em 10:05 pm (UTC -2 )
gostei muito de ler o livro terezinha do menino jesus a garota mais popular do muito inteiro já lir mais de uma vez ele .ganhei de presente da minha querida mae, qeu é verdedora da cacaõ nova
amigodoceu disse:
maio 6, 2015 em 5:12 pm (UTC -2 )
Que legal que você gostou! Fico bem feliz!
MARIA DAS MERCES TEIXEIRA DONATO disse:
outubro 29, 2014 em 6:01 pm (UTC -2 )
Muito bonita a Historia de Santa Terezinha, toca muito meu coração. Sou devota de Santa Terezinha já alcancei muitas graças e faço sempre sua novena e já recebi rosa mas não foram brancas. Ainda vou construir uma pequena gruta na minha casa para colocar sua imagem.
cy teles disse:
agosto 6, 2014 em 9:59 am (UTC -2 )
Muito lindo a História de Santa Teresinha e acho perfeita essa forma que você apresenta para as crianças. Você nem imagina a minha alegria de saber que está reescrevendo o livro História de uma Menina. Minha filha, hoje com 19 anos, foi presenteada com este livro na infância, hoje ela é uma grande devota e amiga da ” Terê” , que é como ela a chama. Eu o procurei tanto para presentear nossas crianças de agora… Que bênção!! Espero que já o encontre para o Dia das Crianças. Deus ti ilumine sempre neste trabalho lindo e tão evangelizador! Abraço.
Socorrinha. disse:
setembro 27, 2013 em 11:33 am (UTC -2 )
Gostaria de receber a novena.
Fico aguardando resposta.
amigodoceu disse:
setembro 30, 2013 em 9:57 am (UTC -2 )
Eu coloquei a novena aqui http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2012/08/23/novena-das-rosas/
Marilane Candida de Souza disse:
agosto 17, 2013 em 5:23 pm (UTC -2 )
Amo Santa Teresinha, o livro Historia de uma alma é um dos mais belos que ja li. Exemplo de vida, de santidade nas pequenas coisas. Onde penso que é possivel fazer das tarefas diarias obras agradaveis a Deus. Que agua suja sejam gotas de agua benta, sempre procuro pensar nessa passagem nas dificuldades. Santa Teresinha do Menino Jesus rogai por nós!
Anielle Santos disse:
agosto 14, 2013 em 9:25 am (UTC -2 )
Amei esse Blog, todas as noites eu leio dele uma historinha para o meu filho dormir. Por favor continue postando sempre.. Que Deus abençoe a todos. Tenham um Bom dia.
josi carla graça de morais disse:
maio 3, 2013 em 2:48 pm (UTC -2 )
achei linda a historia de santa Teresinha;e o amor de seu pai é maravilhoso.vou pedir a eles que olhem por minha família e derrame muito amor sobre meus filhos e o pai deles.estamos muito necessitados desta graça.santa Teresinha e sÃo luis martin rogai por nos
Wanessa disse:
setembro 5, 2012 em 6:00 pm (UTC -2 )
ficou lindo o texto, sempre tive curiosidade de saber a historia de santa terezinha e a historia é mesmo linda
Elaina Garcia disse:
agosto 29, 2012 em 11:26 am (UTC -2 )
amo a suas historia sou catequista e amo o seu jeito de lidar com as crianças obrigado por mim ajudar
amigodoceu disse:
setembro 4, 2012 em 3:54 pm (UTC -2 )
Obrigada Elaina, ore por mim.
Mateus disse:
agosto 21, 2012 em 9:53 pm (UTC -2 )
Acho a história de Santa Teresinha muito linda! Ganhei o livro História de uma Alma. Até chorei em algumas partes! Já imprimi o desenho! Continue assim Tia Adelita!
amigodoceu disse:
agosto 23, 2012 em 12:01 pm (UTC -2 )
Deus lhe pague querido. Que legal que você gosta de ler e escolhe bem seus livros.
gabriel coelho disse:
agosto 9, 2012 em 8:06 pm (UTC -2 )
linda a historia tia ,me emocionei parabens por evangelizar
amigodoceu disse:
agosto 10, 2012 em 4:32 pm (UTC -2 )
Obrigada Gabriel, também gosto muito dessa história.
Elia Saiter disse:
agosto 9, 2012 em 5:20 pm (UTC -2 )
Olá senhora q escreveu este texto de Sta Therezinha do Menino Jesus.
Achei encantador o texto, sou apaixonada por Sta Therezinha…Amo a mto sem conhecer a historia de vida dela….. á mto tempo peguei um livro dela pra ler e… ñ lí….achei dificil e na verdade me faltou intersse…. mas agora c/ este resuminho lindo fiquei tão emotiva e lí c/ os olhos cheios de lagrimas e uma sensação deliciosa na alma…. gostaria mto de saber onde posso ler tod a a vida dela mais assim numa linguagem tao amorosa e de bom entendimento…
Me responda se possivel.
Mto ObrigadaUm abraço fraterno.
Paz e Luz.
Élia Saiter.
amigodoceu disse:
agosto 10, 2012 em 4:34 pm (UTC -2 )
Élia, Deus lhe pague pelo seu comentario tão incentivador para mim. A alguns anos escrevi uma coleção: Santa Teresinha Menina, com a vida dela até o dia q entrou no carmelo.. Estou reescrevendo, se Deus quiser, logo vão editar. Fica com Deus.
Gilmara disse:
agosto 8, 2012 em 5:38 pm (UTC -2 )
Lindo, lindo!!! São detalhes tão lindos da história de Sta Teresinha, do convivio dela com o pai; um santinho… Amei, Adê! E os desenhos ficaram lindos também! Abraços
amigodoceu disse:
agosto 23, 2012 em 1:10 pm (UTC -2 )
Que bom que gostou Gil. Obrigada por entrar.