O Presépio do Menino Jesus
Em nossas casas cristãs, enfeitamos o presépio e o pinheirinho. E ali oramos em família o Santo Terço, fazemos a Novena de Natal com nossos vizinhos e amigos. Mas você sabe quando começou essa lindo costume de enfeitar o Presépio? Foi assim…
Na época que São Francisco viveu a maioria das pessoas não sabia ler e, por isso, não podiam ler a Bíblia. Nas igrejas, as Missas eram rezadas em latim e quase ninguém entedia o que o padre dizia. Eram as pinturas nas igrejas que contavam as histórias da Bíblia. São Francisco de Assis que sabia ler, andava de um lado para outro contando a história de Nosso Senhor e repetindo suas palavras.
Num ano, 1223, Francisco se deu conta que as pessoas não conseguiam imaginar como Jesus nasceu pobrezinho, numa manjedoura, já que na maioria pinturas das Igrejas, estava vestido como um príncipe no colo de Nossa Senhora vestida de rainha. Eles pintavam assim, em consideração a Jesus e Maria estarem já no Céu, na glória…
Então Francisco teve uma Idéia… Quer saber qual? Assista o “Amigos do Céu” pra saber…
Desde então, os cristãos começaram a montar presépios para recordar aquela noite santa do primeiro presépio, assim como fez São Francisco. E, nas nossas igrejas católicas, o Bispo, os padre, na noite de Natal, quando os sinos anunciam o nascimento do Senhor, levam o menino Jesus em procissão, com velas iluminando o caminho, até o Presépio. É Natal! O Menino Jesus nasceu para nós!
São Francisco… Rogai por nós!
Quer colorir o meu desenho? Legal! É só clicar nele para ampliar…