«

»

amigosdoceu

Perpétua e Felicidade

Santa Perpétua e Felicidade, rogai por nós…

Você já ouviu quando nas Santas Missas a gente canta a ladainha de todos os santos: “Santa Perpétua e Felicidade,  rogai por nós…”?

E você já ficou curioso em saber a história dessas duas santinhas de nome tão diferente? Sabia que elas foram mártires?

Perpétua tinha 22 anos e era mãe de um bebê de peito. Felicidade trabalhava em sua casa e estava grávida. As duas tinham um segredo que ninguém podia saber: eram cristãs. Se fossem descobertas, estavam fritas… É que viviam no no ano de 202, tempo em que o o imperador Severo mandava em tudo e odiava os cristãos, porque eles não queriam adorar seus deuses fajutos.

Não deu outra, Perpétua estava celebrando um grupo de oração em sua casa em Cartago e alguém denunciou.Ela, Felicidade e outros empregados cristãos foram presos.

Pra você ter uma idéia o que sofreram os primeiros cristãos, olha o que Perpétua escreveu: Fomos levadas para a masmorra, eu estava com muito medo, pois nunca experimentei tal escuridão. Ó dia difícil! O calor era insuportável e éramos muitas pessoas em um subterrâneo muito estreito. Parecia que ia morrer de asfixia.

O que mais angustiava Perpétua é que seu filhinho estava enfraquecendo, sem o mamá da mãe, mas graças a Deus eles foram transferidos para uma cela com janela e ela conseguiu permissão para amamentá-lo na prisão, isso lhe deu muita alegria. Mas… Qual o segredo de Perpétua para não desistir de sua fé e voltar pra casa livre? Ela orava: Senhor, o que eu mais te peço é que nos conceda um grande valor para sermos capazes de sofrer e lutar por nossa santa religião.

Todos os presos foram condenados a morte, porque ninguém quis renuciar a fé em Jesus Cristo. Seriam jogados a animais bravos: elefantes, touros, ursos e leões, no dia da festa do Imperador.

E Felicidade? Ela sofreu muita dor para ter o bebê na prisão. Um soldado carcereiro debochou: Agora se queixa pelas dores do parto. E quando chegarem das dores do martírio o que fará? Ela respondeu-lhe: Agora sou fraca porque sofre a minha pobre natureza. Mas quando chegar o martírio a graça de Deus me acompanhará e me encherá de força.

Então os outros irmãos presos oraram com fé, e Felicidade deu à luz uma linda menina, que foi entregue a cristãs fora da prisão. Uma noite antes de morrer, ois santos diáconos levaram a comunhão a eles, e depois de orar e de animar-se uns aos outros se abraçaram e se despediram com o beijo da paz. Todos estavam animados, alegremente dispostos a entregar a vida para proclamar sua fé em Jesus Cristo.

E nós? Na escola, em casa, quando temos que escolher fazer o bem porque somos cristãos e todos riem ou fazem ao contrário, conseguimos testemunhar nossa fé? O segredo está nessa história: Perpétua orava e Deus dava forças e Felicidade contava com a Graça de Deus... Ele é a nossa força!

Agora clica no desenhos de santa Perpétua e Felicidade para ampliar, imprimir e colorir. Fica com Deus.

Aqui está o diário de Santa Perpétua em grego:

http://www.earlychurchtexts.com/main/perpetua/passio_of_perpetua_01.shtml…


Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/perpetua-e-felicidade/

5 comentários

  1. josé disse:

    Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
    Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço 🙂

  2. Denise disse:

    Por favor, estou apaixonada pelos desenhos assinados pela Tia Adelita. Quero montar uma oração de proteção aos filhos e disponibilizar em minha pagina como presente aos leitores e gostaria de saber se posso usar um dos desenhos. a Oração que vou colocar é:
    Filho (a)
    Onde estiveres, que Deus te guarde
    Por onde andares, que Deus te guie
    O que decidires, que Deus te ilumine
    E em todos os dias de tua vida, que
    Deus te abençoe.

  3. lucimar serafim brandão disse:

    gostaria de ter mais estórias de santos pos sou catequista e queria mostra aos meus meninos as lindas estórias dos nossos santos

  4. Murillo de Deus Maria. disse:

    Uau! Que belíssima história! Por causa dessas Santas e de outras e muitas outras coisas é que amo, amo muito minha Igreja!!! Beijos.

  5. Ana karoline disse:

    Amei estes desenhos !!!!!!!!! sucessoooooo

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com