Super Mãe
Santa Mônica nunca desistiu das pessoas que amava: seu marido, sua sogra e seu filho Agostinho. A gente tem muito a aprender com ela.
Santa Mônica viveu no ano de 300 e bolinhas, nessa época pouca gente no mundo era cristã. O marido dela, um tal de Patrício não era. Pior: tinha um mau humor…
Suas amigas perguntavam como ela fazia pra não brigar com um marido tão irritado. Ela respondia: “É que quando meu marido está de mau humor, eu me esforço para estar de bom humor. E como para brigar precisam de dois e eu não aceito a briga… Não brigamos”.
Mônica rezava e oferecia sacrifícios por seu marido e ao fim, alcançou de Deus a graça: no ano 371, Patrício quis ser batizado. Vitória!
E não acabou: tinha a sogra! Muito brava e mandona. Por muitos anos, Mônica teve paciência e caridade com ela e, por causa do amor da nora, quis conhecer Jesus. Um ano depois de seu batismo, morreu santamente.
Agostinho
O filho era um cara muito inteligente, e por isso o enviaram à capital do estado, a cidade de Cartago, para estudar. Mas como seu pai somente se importava que tirasse boas notas e mais nada, Agostinho, fora da escola seguiu os passos do pai.
Quando seu pai morreu, Agostinho tinha 17 anos e começaram a chegar à Mônica notícias cada vez piores, de que o jovem levava uma vida pouco santa.
Com uns 19 anos, até de uma seita que dizia que o mundo não tinha sido criado por Deus, mas pelo diabo, ele participou. Quando Agostinho voltou de férias, começou a falar essas barbaridades achando que estava abafando, Mônica foi firme com ele: Dentro dessa casa não abrigo um inimigo de Deus! E fechou a porta no nariz dele, até que pedisse desculpas pelo desrespeito com ela e a Igreja.
Nestes dias, Mônica teve um sonho: ela estava em um bosque chorando pela perda de seu filho, mas aproximou-se alguém parecido com um anjo, resplandecente, que lhe disse:
“Teu filho voltará contigo…”
Ela passou mais 9 anos rezando por sua volta, oferecendo sacrifícios e fazendo rezar a sacerdotes e amigos pela conversão dele. Um dia, um bispo lhe disse: “Fique tranquila, é impossível que se perca o Filho de tantas lágrimas”.
Quando tinha 29 anos, Agostinho decidiu ser professor em Roma. Já era um doutor. A mãe se propôs em ir com ele, mas Agostinho fugiu. Mônica não era de se deixar derrotar facilmente. Tomou outro barco e foi atrás dele.
A conversão do filho
Mônica foi atrás de Santo Ambrósio pedir ajuda e ele aceitou procurar o jovem.
Agostinho ficou impressionado pela enorme sabedoria de Santo Ambrósio e começou a escutá-lo, não demorou muito para se entusiasmar pela fé católica. Santa Mônica conseguiu! Era o ano de 387. Agostinho descobriu sua vocação para o sacerdócio e foi bispo, santo e doutor da Igreja. Irado!!! Mônica foi vitoriosa!
Alguns anos depois, estava em uma casa junto ao mar, à noite, ao ver o céu estrelado conversando com Agostinho, disse: “E a mim, o que mais pode me amarrar à terra? Já obtive meu grande desejo, o ver-te cristão católico. Tudo o que desejava consegui de Deus”.
Santa Mônica é um exemplo para todas as mães da terra que amam a Jesus. Quer ver só? Diferente da sogra de Santa Mônica, a minha, a Dona Cida, é um amor. Ela orou por alguns anos à Santa Mônica, pela conversão de meu marido, o Júlio. E ele abriu seu coração para Jesus. E olha que lindo: ele veio para a Canção Nova justamente no dia de Santo Agostinho.
Seguir o exemplo dos santos e pedir sua intercessão dá certo!
Obrigada por curtir meu blog, se você clicar nos desenhos, eles ampliam pra você imprimir e colorir. Fique com Deus. Tia Adelita.
34 comentários
Rita de cássia disse:
janeiro 14, 2018 em 4:36 pm (UTC -2 )
Santa Mônica exemplo de mãe que lutou anos para salvar seu filho amado.
Rosemere Marques Cavalcanti disse:
dezembro 18, 2017 em 4:17 pm (UTC -2 )
Santa Mônica e Santo Agostinho, são os santos de intercessão por minha vocação. No dia da minha consagração como aliançada na Comunidade Coração Novo, entreguei, todo discernimento da minha vida em Deus a esses dois intercedores, creio e luto junto com à ajuda destes santos, pela conversão dos meus filhos; Vitor e Vinicius, por meu esposo, Luiz Carlos, mesmo já separada dele, mas por amor e confiança em Deus, rezo, e por meu pai, q é coração duro. Toda lágrima e joelho no chão, vale a pena entrega los ao Senhor para resgate de suas almas, nem q seja antes da morte.
Santa Mônica e Sto Agostinho, rogai por nós.
Site disse:
dezembro 4, 2017 em 3:54 pm (UTC -2 )
Grande blog tem aqui… Tem difícil encontrar boa qualidade escrevendo como o seu estes dias .
Eu seriamente agradeço indivíduos como você! Cuide!
Site Sobre Acufeno No Brasil - Acufenos.Tk disse:
agosto 15, 2017 em 11:37 am (UTC -2 )
Informativo , totalmente que eu procurava.
Gicelia Aparecida Rodrigues disse:
maio 25, 2017 em 2:46 pm (UTC -2 )
Sempre ouvi falar na linda vida de Santa Mônica, mas nunca parei para ler. Hoje me encontro totalmente desesperada por causa de um filho, parei e li a vida de Santa Mônica. Prostei-me e supliquei a ela pelo meu filho e uma paz me invadiu e tenho a certeza que minha súplica será atendida nem que para isto tenha que rezar trinta anos pela conversão do meu filho. E qdo isto acontecer voltarei aqui para dar testemunho da graça recebida. Santa Mônica atendei-me!
Maria Irene Souza disse:
maio 23, 2016 em 9:15 pm (UTC -2 )
minha filha se chama monica e adora a fé de st. Monica
Soraya Leão Rangel disse:
maio 12, 2016 em 11:50 pm (UTC -2 )
Estou lendo essa história pela primeira vez p o meu neto Pedro Henrique, ele quis saber porque estuda na escola Santo Agostinho. Ficou muito atento, ele tem 7 anos, todos dias prometi que vou ler uma história dos amigos do céu p ele. abçs!!
maria cileuda damasceno queroga disse:
agosto 28, 2015 em 2:14 pm (UTC -2 )
Ontem ouvi seu testemunho na quinta de adoração, fiquei encantada. Já acompanho seu trabalho na cançao nova, tenho dois filhos pequenos e também fico maravilhada com a vida dos santos, realmente é muito importante um trabalho voltado para as crianças, minha filha se chama Susana e fiz questão que tivesse os livros Princesas da bíbilia, tem oito anos e sabe contar direitinho a história de Susana. Obrigada por seu trabalho ele é edificante para as crianças mais também para mim, fico encantada me sinto como se fosse criança, amei a hitória do pai de São João Paulo II. Deus abençoe!
Mariane disse:
agosto 26, 2015 em 12:28 pm (UTC -2 )
Olá! Bom dia! Estava realmente procurando uma história simples e linda como essa para contar às minha crianças! Sou professora em uma escola que se chama Educandário Santa Mônica, e esse semana estamos em comemorações alusivas ao seu dia (27/08). Muito obrigada por disponibilizá-la. Também gostaria de saber se existe alguma(s) música(s) relacionada(s) a história dela…
Abraços!
Rose Santos disse:
agosto 27, 2014 em 10:28 am (UTC -2 )
Amo a história de vida de Santa Mônica, ela nos mostra q é muito importante a intercessão e q as mães pode ser intercessora dos filhos e familiares
Maria do Socorro disse:
fevereiro 12, 2014 em 12:23 am (UTC -2 )
Sou devota de Santa Mônica e de Santo Agostinho, e há alguns anos venho rezando pela conversão de minha família. Sei que um dia alcançarei esta graça.
Érita disse:
janeiro 22, 2014 em 12:53 am (UTC -2 )
Que linda história! Ainda não sou mãe, mas estou na luta pela conversão do meu namorado que busca coisas vãs ao invés de procurar o amor de Jesus. Ganhei mais uma aliada nessa batalha. Santa Monica, Rogai por nós!!
beatriz mineiro da costa disse:
outubro 16, 2013 em 3:42 pm (UTC -2 )
Gostei muito da história de Santa Monica, eu preciso aprender muito a ter paciência e a confiar mais em Deus . Santa Monica rogai por nos.
Maria Dioneia disse:
setembro 2, 2013 em 5:28 pm (UTC -2 )
Sempre ouvi dizer que Santa Mônica rezou durante anos pela conversão de seu filho, e isto me deixava bem animada, pois meu filho de 17 anos não quer saber da Igreja, e fala cada coisa…prefiro nem lembrar. E minha Filha esse ano foi tocada novamente na por Jesus na JMJ no Rio de Janeiro, mesmo assim rezo sempre por ela. Sempre peço a interseção de Santa Mônica. Lendo essa história descobri que além de rezar por seu filho, ela tinha um marido ignorante…Me identifiquei…Santa Mônica Rogai por nós!
Elisária Silvério disse:
agosto 29, 2013 em 9:59 am (UTC -2 )
Eu sempre tenho fé, e penso que nós queremos as Graças muito rápido. E não é assim, é preciso perseverar. E olha que SANTA MÔNICA ESPEROU ANOS. Edesistiu?? NÃO. MUDOU DE RELIGIÃO?? NÃO. ENTÃO VAMOS SER PERSEVERANTESNA FÉ. SANTA MÔNICA ROGAI POR NÓS.
Ana Lúcia disse:
agosto 28, 2013 em 7:22 pm (UTC -2 )
Obrigada pela linda história de Sta. Mônica e família! Sou catequista e ministra da eucaristia. Fazem 5 anos q fiquei viúva. Nunca foi fácil educar meus filhos (2) eles participavam da igreja foram batizados, fizeram 1ª eucaristia, crismaram e foram até coroinhas… Depois nunca mais… Deus p eles não existe. Fico tão triste q só qdo me lembro de Sta. Mônica não desisto de rezar por eles. Peço orações p vcs tb. Eles se chamam João Luis Tonin Jr. e Vitor Hugo Tonin. Agradeço a Deus por eles pois sei q Deus tem um plano p cd um deles no seu tempo! Prometo testemunhar aqui a conversão deles pois sei q Deus age, ainda mais diante das lágrimas de uma mãe e viúva! Paz e bem!
Vivian disse:
agosto 28, 2013 em 11:10 am (UTC -2 )
Bom dia. Adorei conhecer Santa Monica, é exatamente o que eu estava precisando para não desistir do meu casamento. Onde tem santinhos dela ou terço ou qq coisa para que eu possa todos os dias dedicar minutos do meu dia para conversar com ela? Obrigada
Francisco Borges de Araújo disse:
agosto 28, 2013 em 6:34 am (UTC -2 )
Hoje pelo face, descobri uma matéria do vosso blog postada pelo nosso vigário Pe. Delfino, sobre Santa Mônica, gostei bastante e estou por meio deste pedindo o enderço do seu blog, gentileza enviar para o meu email, grato de Deus te abençõe.
Maria José disse:
agosto 27, 2013 em 10:01 pm (UTC -2 )
Estou rezando tanto por meu filho Alan. Peço a intercessão de Santa Monica e Santo Agostinho todos os dias Ele precisa tanto de ser restaurado por Deus . Rezem por ele tbm. Deus abençoe família Canção Nova.
neuza floriano da silva vieira disse:
agosto 27, 2013 em 3:27 pm (UTC -2 )
Que linda história, gostei muito peço que reze por meu filho Dirceu, que diz que não acredita mais em Deus eu estou orando, mas peço que me ajude a orar tbém. Obrigada, que Deus a abençoe sempre.
Marilia Nascimento disse:
agosto 27, 2013 em 3:15 pm (UTC -2 )
Fiquei com meu coração cheio de alegria ao ler a História de Santa Mônica, sempre fui fã e admiradora da história de santo Agostinho e o que conhecia da história de sua mãe se resumia em uma frase mulher sofrida, de fé e muita coragem agora posso acrescentar VITORIOSA. Apalavra de Deus fala que Ele nunca mente ou volta atrás no que nos diz>Santa Monica confiou e viu Deus realizar seus desejos e sonhos .
Fátima Aroucha disse:
agosto 27, 2013 em 10:50 am (UTC -2 )
Você conta histórias muito bem, Adelita!!! E que maravilha que você use seu dom para evangelizar! Sou sua fã.
Deus lhe abençoe muito, muito, muito!
amigodoceu disse:
agosto 29, 2013 em 9:36 am (UTC -2 )
Obrigada Fátima, Deus çlhe pague.
Kadigya Maria disse:
março 11, 2013 em 9:55 am (UTC -2 )
Bom diaaaa! Meu nome é Kadigya tenho 35 anos, gosto muito de assistir ao programa amigos do Céu! Hoje lendo as postagens atingas, o Senhor me relembrou o tempo de espera que devemos ter em Deus, porque com o Senhor nada é impossível. Salve Maria!
Marisia Muniz do Nascimento disse:
setembro 16, 2012 em 12:14 am (UTC -2 )
Olá Adelita, que lindo é o seu trabalho! Parabéns, percebe-se o quanto é feito com amor. Que o Bom Deus te abençoe e te ajude sempre em sua missão.
Sou catequista e estou amando tudo que você posta, vou passar para os meus catequizandos. Obrigada por me ajudar em minha missão.
Beijos.
amigodoceu disse:
setembro 17, 2012 em 11:10 am (UTC -2 )
Deus lhe pague Marisia. Eu fico muito agradecida pelas suas palavras de incentivo. Que bom que posso ser útil.
Isaiany silva disse:
setembro 7, 2012 em 8:51 pm (UTC -2 )
Que linda esta história,amei…Santa Mônica.Rogai por nós!
Ana Lucia Sena Mendes disse:
agosto 29, 2012 em 12:12 pm (UTC -2 )
Amei a história. Parabéns!
amigodoceu disse:
setembro 4, 2012 em 3:51 pm (UTC -2 )
Obrigada.
Maria do Socorro S.Santos. disse:
agosto 27, 2012 em 10:08 pm (UTC -2 )
Encantada com a história de Santa Mônica, Vou continuar orando pela conversão do meu neto. Lendo esse artigo cresceu a minha fé. Paz e Bem.
amigodoceu disse:
setembro 4, 2012 em 3:58 pm (UTC -2 )
Que bom, me deixou muito feliz com sua partilha. Deus lhe pague.
zaide guimaraes disse:
agosto 27, 2012 em 7:23 pm (UTC -2 )
como faço para comprar um terço de santa monica .
amigodoceu disse:
setembro 4, 2012 em 3:59 pm (UTC -2 )
EU não sei… Vou pesquisar se existe.
sueli disse:
agosto 27, 2013 em 11:58 am (UTC -2 )
lindo testemunho.