Santíssima Trindade

Deus é Pai, Filho e Espírito Santo! Três Pessoas e Um Só Deus!

  Sem mentira, uma vez uma velhinha, bem velhinha, me parou e perguntou: “Se Deus é Pai, Jesus é o Filho, o Espírito Santo é o avô???” – Eu tive que me morder para não cair na risada, pois a velhinha me perguntou muito séria e interessada… Nem lembro o que eu respondi… Eu tinha uns 16 anos e até hoje não é fácil explicar a Santíssima Trindade…

postal-s-trindade-_-tia-AdelitaA gente entende bem a pessoa do Pai, a do Filho, mas o Espírito Santo dá nó pra entender e explicar. Mas o nosso Catecismo fala que Ele é Deus, assim Como o Filho e o Pai: A missão do Espírito Santo, enviado pelo Pai em nome do Filho (cf. Jo 14,26) e pelo Filho “de junto do Pai” (Jo 15,26), revela que o Espírito é com Ele o mesmo Deus único. “Com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”. (263)

sao-Jose-copertino-_-tia-AdelitaUm dia, um bispo partilhou com São José de Copertino, que na época era um pastorzinho de ovelhas num convento franciscano, que tinha dificuldades em explicar a Santíssima Trindade, Frei José então pegou sua capa de frio, a dobrou em três e disse ao Bispo: “É simples, veja… Uma capa só assim como uma só é a Divindade. E três partes, assim como são três pessoas.” (e isso porque frei José era considerado por todos meio abobado, imagine se fosse esperto)- Isso encantou o Bispo que decidiu que José de Copertino seria ordenado Padre.

O que são José de Copertino disse, está no nosso Catecismo, só que em outras palavras: “A fé católica é esta: que adoremos o único Deus na Trindade e a Trindade na unidade, não confundindo as pessoas, nem separando a substância; pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo; mas uma só é a divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade”. (266)postal-esp-sto-2-_-tia-Adelita

Eu ainda tinha uns 16 anos quando devolvi a pergunta da velhinha a um padre e ele me disse que o Espírito Santo é uma explosão de amor, o ponto de encontro entre o amor do Pai e do Filho que se derrama sobre nós… Mas uma “explosão” é uma coisa e o Espírito Santo não é uma coisa, é uma pessoa, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade… É um “mistério”! O nosso Catecismo fala:

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus nos pode dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo. (261)

Embolou mais o meio de campo? KKK… Mas para Bernadete Soubirous, a que viu Nossa Senhora de Lourdes, é simples… Uma vez ela estava entre as crianças que se preparavam para a Primeira Comunhão quando o padre lhes perguntou quem é Deus. Todas ficaram confusas, mas para Bernadete não parecia confuso: Deus é um só Deus, mas também 3 pessoas… Bernadete foi muito simples, por isso nada parecia complicado pra ela.

postal-esp-sto-3-_-tia-AdelitaQuer saber: melhor se deixar envolver por essa “explosão” de amor, que tentar entender com essa nossa cabecinha de alfinete aqui… tipo: “Quero mergulhar nas profundezas, do Espírito de Deus, e descobrir sua riqueza em meu coração”! E pode crer: quem procura o amor de Deus encontra, quem se entrega a Jesus é salvo por Ele e quem pede o Espírito Santo, recebe Simples assim. Aí, quando chegar no Céu, a gente pode ter todas as respostas, como disse o amado Papa Paulo VI: “Pela graça do Batismo “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aquí na terra na obscuridade da fé, e para além da morte, na luz eterna.”

anjo de portugalO Anjo de Portugal ensinou aos Pastorinhos de Fátima a orar assim:

“Santíssima Trindade, Pai , Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro profundamente e Vos ofereço o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido; e pelos merecimentos infinitos do Seu Santíssimo Coração e pela intercessão do Imaculado Coração de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores. Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos; peço-Vos perdão por aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam. Amém!”

ORAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE por São João Paulo II

 Bendito sejas, Pai, que em vosso infinito amor nos tem dado a vosso Unigênito Filho, feito carne por obra do Espírito Santo no seio puríssimo da Virgem Maria, e nascido em Belém faz agora dois mil anos.

Ele se tinha feito nosso companheiro de viagem e tinha dado novo significado a historia que é um caminho feito juntos, no trabalho e no sofrimento, na fidelidade e no amor, até aqueles céus novos e até aquela terra nova, na que Tu, vencida a morte, serás tudo em todos.

Uma pomba branca é solta em honra aos apelos por paz aos jovens do mundo. Vaticano, 10/04/2003. Foto: Massimo Sambucetti/AP Adoração e glória a Vos, Trindade e Santíssima, único e sumo Deus!

Faça Pai, que por tua graça o ano jubilar seja um tempo de conversão profunda e de alegre retorno a Vos; Concedei-nos que seja um tempo de reconciliação entre os homens e de redescobrir a concordia entre as nações; tempo no que as lanças se troquem em rosas, e ao fragor das armas sucedam cantos de paz. Concedei-nos, Pai, viver o ano jubilar dóceis a voz do espírito, fiéis no seguimento de Cristo, assíduos na escuta da Palavra e na assiduidade as fontes da graça.

Adoração e glória a Vos, Trindade e Santíssima, único e sumo Deus!

Sustenta, Pai, com a força do espírito, o empenho da Igreja em favor da nova evangelização e guia nossos passos pelos caminhos do mundo para anunciar a Cristo com a vida, orientando nossa peregrinação terrena a Cidade da luz. Fazei Pai, que brilhem os discípulos de vosso Filho por seu amor fazia os pobres e oprimidos; que sejam solidários com os necessitados, e generosos nas obras de misericórdia, e indulgentes com os irmãos para obter eles mesmos de Vos indulgência e perdão.

Adoração e glória a Vos, Trindade e Santíssima, único e sumo Deus!

trindadeFazei Pai, que os discípulos de vosso Filho, purificada a memória e reconhecidas as próprias culpas, sejam uma única coisa, de sorte que o mundo creia. Outorga que se dilate o diálogo entre os seguidores das grandes religiões, de sorte que todos os homens descubram a alegria de ser teus filhos. Fazei que a voz suplicante de Maria, mãe das gentes, se unam às vozes orantes dos apóstolos e dos mártires cristãos, dos justos de todo povo e de todo tempo, para que o ano Santo seja para todos e para a Igreja, motivo de renovada esperança e de júbilo no espírito.

Adoração e glória a Vos, Trindade e Santíssima, único e sumo Deus!

A Vós, Pai onipotente, origem do cosmos e do homem, por Cristo, o Vivente, Senhor do tempo e da historia, no espírito que santifica o universo, a Adoração, a honra, a glória, hoje e nos séculos sem fim. Amém!

  • LIVROS NA LOJA VIRTUAL DA CANÇÃO NOVA

  • MAIS LIVROS PARA LER ( ONLINE )