Um livro pode vencer um soldado? Inácio de Loyola que o diga…
O poder de um livro… Um livro pode mudar a vida de uma pessoa? Sim: para o bem ou para o mal…
Pense numa batalha: Pá! Pá! Pá! de espadas pra cá… Búúúm de balas de canhão pra lá… Gritos por toda parte…
A Espanha, onde o herói da nossa história vivia, era um barril de pólvora: dentro do país era reino contra reino. Fora a França, a Germânia e a Itália querendo guerra e nos limites da Espanha, as forças dos turcos otomanos eram uma constante ameaça de invasão.
Pense num jovem criado em um castelo que só queria saber de festas, namoradas e gastar dinheiro.
Ele tinha uma tia freira que, ao saber de uma encrenca do sobrinho, disse:
“Enquanto não quebrares uma perna não mudas de vida, pondo a cabeça no lugar”.
Foi numa dessas batalhas, em 1521, no cerco de Pamplona, da França contra a Espanha, que o oficial Inácio teve sua perna quebrada por uma bala de canhão… Buuum! O osso havia começado a se soldar de maneira defeituosa e a perna ficaria torta, então Inácio a quebrou novamente: Crec! ele mesmo… Ui! Para que dessa vez ficasse reta. Só que aí Inácio teve que ficar um tempão de cama.
E sabe como é: não existia televisão, Internet, videogame para se distrair. O que havia eram livros. Inácio, então, pediu romances para ler, mas deram-lhe um livro da vida dos Santos... Eheheh.
Primeiro ele deixou de lado, depois folheou e acabou lendo para passar o tempo. Foi se apaixonando pela leitura e quando se deu conta, estava apaixonando era por Jesus.
Esse soldado se transformou num dos maiores santos de nossa Igreja e fundador da comunidade dos missionários Jesuítas, a Companhia de Jesus. Foram jesuítas: São Francisco Xavier, o apóstolo da Índia e José de Anchieta, o apóstolo do Brasil. Além de muitos outros santos aventureiros que foram verdadeiros heróis, enfrentado o mar, piratas, as selvas para evangelizar.
ESSA HISTÓRIA NÃO ACABA AQUI, ELA CONTINUA… CLIQUE AQUI PARA ABRIR.
Agora, você pode baixar o meu desenho de Santo Inácio de Loyola para imprimir e colorir…