São Cosme e Damião

Os irmãos unidos Cosme e Damião.

Os dois estavam sempre juntos, até a mesma profissão resolveram ter. Eles eram médicos, por isso, junto com São Lucas, também são padroeiros dos médicos

Sua história é muito legal, mas aqui no Brasil ninguém sabe onde termina a verdadeira e começa o folclore…

 

Ilustração antiga de portugueses e africanos festejando o Divino Espírito Santo

Curiosidade.

Os nomes de São Cosme e Damião no Brasil estão misturados com a história da escravidão. Muitos dos escravos trouxeram da África suas crenças e não aceitaram o cristianismo (e ninguém pode culpá-los por isso, pois quem se dizia cristão, escravizando o próximo, de cristão não tinha nada, não é?!). Como eram proibidos de continuarem com suas crenças pelos fazendeiros, trocaram os nomes das entidades que cultuavam pelo nome dos santos, assim os fazendeiros de origem portuguesa, que também eram acostumados em festejar os santos cristãos, achavam que estava tudo bem. Isso fez uma confusão e tanto. A festa de São Cosme e Damião até hoje, em muitas partes do Brasil, não é para eles. Quem distribui doces, por exemplo, no dia de São Cosme e Damião, não são as igrejas católicas.

Igreja_Matriz_dos_Santos_Cosme_e_Damião_-_Igarassu,_Pernambuco,_BrasilMas esse costume nasceu na Igreja Católica, a tradição de dar doces no dia de São Cosme e São Damião foi introduzida no Brasil pelo portugueses a partir de 1535 com a fundação da Igreja de São Cosme e São Damião em Igarassu em Pernambuco, portanto muito antes da escravidão africana existir no Brasil. Quanto a data ela originalmente era no dia 27 de setembro e foi alterada para o dia 26 de setembro na reforma litúrgica de 1969 durante o Concílio Vaticano II. É a igreja mais antiga do Brasil segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

 

Mas quem foram Cosme e Damião na verdade?

Ahá…  Fui procurar nos arquivos da TV pra ver se tinha gravado essa história e olha o que eu achei: eu contando a história no Cantinho da Criança antigo, junto com o Pascoalino e meu filho Estêvão (tirando a parte do dente… ehehe, essa é a verdadeira história)…

<iframe width=”420″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/9JQtq3bvHLE” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>


Quer colorir o São Cosme e Damião que eu desenhei nesse estilo “Amiguinhos” do Céu? Então clique na imagem para ampliar e imprimir…

 

  • LIVROS NA LOJA VIRTUAL DA CANÇÃO NOVA

  • MAIS LIVROS PARA LER ( ONLINE )