São Gregório… Por que “Magno”?
Na Canção Nova, vira e mexe, a gente escuta o Professor Felipe dizendo: São Gregório disse isso, São Gregório falou aquilo… Mas quem foi esse santo?
São Gregório Magno nasceu em 540, lá no comecinho do cristianismo. Era de uma família da corte romana muito rica. Foi educado por sua mãe Sílvia e duas de suas tias paternas, a Tarsila e a Emiliana, todas 3 tornaram-se santas, foram beatificadas… É mole ou quer mais?
Com 30 anos, Gregório já era o prefeito de Roma.
Nessa de prefeito, doou um convento pra uns pobres monges beneditinos e começou a aparecer por lá para rezar com eles. Não deu outra: se apaixonou pela vida religiosa e deixou de ser político pra ser monge.
Só que não demorou muito tempo, o monge foi escolhido para ser Papa (e nem bispo era). Gregório sempre foi pequeno, magrelo e nunca teve boa saúde, por isso não queria aceitar o cargo de Papa, pensava: vamos que eu morra logo ou coisa parecida… Mas não teve jeito. E acabou um excelente Papa, chamado “o Magno”, que significa o maior de todos em sabedoria, inteligência e caridade. Irado!!!
Quer ver umas coisas que ele fez como Papa?!
Gastou toda fortuna que recebeu de herança alimentando os pobres de Roma que estava em decadência, na maior pobreza;
Enviou Santo Agostinho e outros missionários para evangelizar onde hoje é a Inglaterra e outros lugares que nunca tinham ouvido falar de Jesus até aquela época;
– Instituiu o celibato entre os padres. São Gregório entendeu que a família é uma missão importante e que quem a abraça não pode apenas lhe dar as sobras de seu tempo, pois o sacerdócio exige dedicação integral;
– Introduziu a oração do Pai-Nosso na Santa Missa;
– Colocou toda a Igreja para cantar. O estilo dessa época ficou conhecido como “canto gregoriano” em sua homenagem.
Quer ouvir um?
Foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade.
São Gregório chamava a si mesmo de “Servo dos Servos de Deus“, título esse que ainda hoje é usado pelos Papas.
Essas coisas só acontecem na nossa Igreja: foi o maior porque se fez o menor.
São Gregório Magno, rogai por nós!
Obrigada por curtir meu blog, se você clicar no meu desenho ao lado para colorir ele amplia e você pode imprimir para colorir. Deixe um recadinho e fique com Deus. Tia Adelita.