«

»

amigosdoceu

São Gustavo de Croyland

Gustavo, o Santo que amava a Floresta e falava com Anjos

Pense num santo que viveu a muito, mais muito, muuuito tempo atrás… Pensou? É São Gustavo. Ele nasceu no ano de 673 onde hoje é a Inglaterra. Era um príncipe da tribo bárbara de dos Guthlacingas e lutou no exército de Ethelred, o Rei de Mércia.

Masss… Com 24 anos conheceu Jesus e renunciou a violência e a vida mundana, se tornou um monge beneditino na Abadia de Repton. Sua irmã, Pega (esse era mesmo o nome dela), também se tornou santa.

Gustavo amava a natureza

Ele andava sempre pela floresta, só que teve um dia que uns homens de uma outra tribo acharam ele sozinho no mato e deram a maior surra nele, coitado, roubando sua roupa e comida. Nem por isso deixou de passear na floresta e curtir a natureza. Este santo nos lembra outro bem conhecido, não é mesmo?! São Francisco de Assis.

Pouco a pouco os animais e os pássaros passaram a tratá-lo como amigo e a confiar nele. Gustavo acabou deixando a Abadia, para viver sozinho na floresta. Na festa de São Bartolomeu, cerca de 701 DC, ele encontrou uma ilha perto do Rio Welland, o qual só poderia ser alcançado de barco e viveu lá o resto de sua vida como um eremita.

Como era pobre e nem sempre achava o que comer na floresta, em algumas noites sua única refeição do dia era trazida pelos anjos.

Até uns diabos (éca) tentara assustar Gustavo, aparecendo bem horríveis e gritando sem parar, querendo que Gustavo fugisse e parasse de louvar a Deus naquela floresta, mas Gustavo orou mais ainda e Jesus mandou São Bartolomeu, que apareceu espantando com os diabos… Ufa!

Um monge, de nome Wilgrid, foi visitar Gustavo e o encontrou com andorinhas que pousavam em seus ombros e se aninharvam nele. O monge perguntou como ele conseguia domestica-las. Gustavo respondeu: “Aqueles que escolhem viver longe dos humanos se tornam amigos dos animais selvagens e os anjos os visitam também, e aqueles que são sempre visitados por outros homens, raramente são visitado pelos anjos”.

Isso não significa que Gustavo não gostava dos amigos “humanos” tinha muitos, que fez nos dois anos que viveu no monastério e gostava de suas visitas… Só que tinha uma alma contemplativa, amava dedicar tempo para ficar contemplando as obras de Deus, com o coração cheio de amor e gratidão por tudo que Ele fez.

No momento da morte de Gustavo, sua irmã Pega e alguns monges contaram que um doce perfume saia de sua boca. Quando morreu, todos viram um feixe de luz sobre ele e ouviram os anjos cantarem.

No dia depois de sua morte, em toda a ilha de Crowland onde ele vivia, sentiram um cheiro da flor de ambrosia. Isso faz lembrar a palavra de Deus: “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo” (2 Coríntios 2:15)

Agora você pode clicar no desenho para ampliar e imprimir.

Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/sao-gustavo/

12 comentários

  1. LEILA Maria Diniz Amaral disse:

    Quero muito que o meu Gu ( GUSTAVO) espalhe amor, esperança e possa ser usado por Deus para fazer somente o bem. Que Deus use meu filho em sua obra, para espalhar amor em Seu nome. Amém

  2. LEILA Maria Diniz Amaral disse:

    Meu filho se chama GUSTAVO…escolhi o nome porq vi que significava protegido por Deus. Mas me deparei com história de São Gustavo e qro que meu filho a conheça. Ame seu nome e honre ele em nome de Jesus Cristo. Quando descobri que estava grávida, desde o promeiro dia…pedi a Deus que usasse meu filho para sua obra e fazer o bem em Seu Nome. Agora entendo porq. Estou passando nesse momento uma grande provação de dor sem limites. Mas confio em Deus. Entrego a ele minha angústia. Ele vai agir e fazer seu milagre. Dando a sua misericórdia.

  3. Maria Alice Amaral disse:

    Gostaria de comprar a medalha de São Gustavo, em ouro, para o meu sobrinho neto que nasceu, alguém sabe onde eu poderia encontrar?

  4. Gustavo Gambero disse:

    lindo meu nome é Gustavo e vou escrever a reza em um cartao e vou ler toda vez que eu dormir bye bye que Gustavo esteja contigo

  5. Estela disse:

    meu nome é estela e meu irmao gustavo será que teria alguma ligaçao entre esses dois santos ( santa Estela e santo Gustavo) ?
    alias que mes e/ou dia é comemorado santo gustavo?

    1. amigosdoceu
      amigodoceu disse:

      Iiii… Não sei, Estela.

    2. valdilane disse:

      Estela santo Gustavo é comemorado em 11 de Abril.

  6. Martha disse:

    Não encontro a oração de São Gustavo… Meu sobrinho é Gustavo… Poderiam me enviar? Grata

    1. Gustavo disse:

      Oração a São Gustavo
      “Ó Deus, que destes a São Gustavo a graça de buscar-vos em primeiro lugar, na vida de oração, de caridade e de sacrifícios, dai-nos, por sua intercessão, a graça de buscar-vos, sempre, em primeiro lugar. Por Cristo, Senhor nosso, amém. São Gustavo, rogai por nós.”

  7. Fátima Souza disse:

    Lindo gente, parabéns. Deus abençoe essa missão

  8. EDUARDA disse:

    DESENHOS MARAVILHOSOS ADELITA EU AMEI ELES!EU VOU IMPRIMIR UM DEPOIS DE JOGAR UM JOGO AQUI MAS EU VOU IMPRIMIR três E MEIA DEPOIS DE REZAR.beijos pra canção nova inteira.

    1. Felipe disse:

      PARABÉNS PELO COMENTÁRIO EDUARDA!TEM MUITO ÓDIO NESSA INTERNET DE HOJE BOM QUE EXISTEM PESSOAS COMO VOCÊ PARA ESPALHAR AMOR NO MUNDO. EU VOU IMPRIMIR O SEU COMENTÁRIO DEPOIS DE DAR UMA ESTUDADA AQUI MAS EU VOU IMPRIMIR seis E MEIA DEPOIS QUE EU CHECAR O FACEBOOK.muita paz pra todos vocês desse portal

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com