«

»

amigosdoceu

São Joaquim e Santa Ana

Sabia que Jesus também teve avós?


 

São Joaquim e Santa Ana são os pais de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, esposa de São José… Clique aqui para cohecer a história da “Sagrada Família”.

Minha fofinha Vó Romalina

Meus queridos avós.

O nono Estêvão me levava ao parque, contava histórias… A nona Maria me fazia bonecas de pano, jogava cartinhas comigo (o chato é que sempre me deixava ganhar). A vó Romalina me ensinou a rezar o terço em família e estava sempre atrás da gente com um chazinho, um doce… O vô Juvenal, não cheguei a conhecer, já estava no céu quando nasci.

O que eu não pensava é que eles passam… Hoje já estão todos no céu… Ai que saudade!!! Eles sempre demonstraram que me amavam, mas e eu? Eu sempre os respeitei quando precisavam de silêncio? Fui atenta se estavam precisando de um braço para se apoiarem ao descer um degrau? Tive paciência quando estavam irritados, chateados, com alguma dor? Se os teus avós estão vivos, pense nisso…

Os avós queridos de Jesus

Não eram pouca coisa…

Eles se chamavam Joaquim e Ana. Ana, ou “Hannâ” em hebraico, que significa “graça”. Ela pertencia à família do sacerdote Aarão. Joaquim, “Yônâkhîr”, em hebraico significa “Deus prepara”, ele pertencia à família real de Davi.

Tem um livro que não está na Bíblia, muito antigo e dizem que foi São Tiago quem escreveu, com essa linda história:

Os dois moravam em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana. São Joaquim e Santa Ana não tinham filhos e já eram idosos. Mesmo assim, Joaquim não desistia de pedir um filho para Deus, pois sabia que Ele pode tudo. Um dia, retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência por essa intenção. Ali, um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Algum tempo depois, Ana ficou grávida. Nasceu uma menina a quem chamaram Maria, “Miriam” em hebraico, que significa “Senhora da Luz”. E quem é essa menina? Nada mais, nada menos que… Tharááám: a Mãe de Jesus!

Olha que lindo o que o Papa Francisco falou sobre os avós…

Quer colorir Santa Ana e São Joaquim? É sócliacar nos meus desenhos para ampliar e imprimir…


Eu aprendi com São Joaquim e Santa Ana…

… que os que não desistem de acreditar e confiar em Deus, sempre recebem as melhores surpresas… Deus é bom e fiel!

Você concorda? Tem um testemunho para contar sobre isso? Manda pra mim seu recadinho… Tia Adelita.

Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/sao-joaquim-e-santa-ana/

15 comentários

  1. bernardete disse:

    Amo tanto a nossa querida Avó e do Mundo, que queria dar a minha primeira filha o nome de Ela não consegui e nem na segunda, só a minha codê que teve este grande previlegio de tomar Este Maior Nome que o Mundo tem, Meus Queridos Avós pelo Acontecimento que Voçês Deram no Céu e na Terra no Universo Inteiro, me acudam sem demora, e todos os vossos filhos nos Quatros Canto do Mundo, principalmente no Nosso Pobre Cabo Verde.

  2. miriam justino Antonino da silva disse:

    Fiwuei encantada ao descubrir meu nome em hebraico. To felissisima, amei, conhecir historias dos santos wue eu não sabia, muito lindo, mru coração ta muito, muito feliz. Um grande abraço.

  3. Ana Lígia Barbosa Paixão disse:

    AGORA EU SEI O SENTIDO DO MEU PRIMEIRO NOME.
    OBRIGADA POR FALAR O SENTIDO DO NOME DE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA.
    ABRAÇOS,
    ANINHA

  4. Milene Medeiros disse:

    Este escrito também foi chamado de ¨Natividade de Maria¨.
    1. Conforme as memórias das Doze Tribos de Israel, existia um homem riquíssimo chamado Joaquim. Suas oferendas eram sempre em dobro e dizia: ¨A sobra ofereço para todo o povoado e o que devo ofereço ao Senhor, para expiar os meus pecados e conquistar-Lhe as boas graças¨.
    2. Quando chegou a grande festa do Senhor, onde os filhos de Israel oferecem seus donativos, Rubem pôs-se diante de Joaquim e disse-lhe: ¨Como não geraste um rebento em Israel, não te é lícito oferecer donativos¨.
    3. Então Joaquim mortificou-se e foi até os arquivos de Israel para consultar o censo genealógico para confirmar que teria sido o único no povoado que não tivera descendentes. Examinando os pergaminhos, certificou-se que todos os justos tiveram descendentes. Lembrou-se, então, que o Senhor dera ao patriarca Abraão, em seus últimos anos de vida, um filho: Isaac.
    4. Joaquim ficou muito triste e não voltou para sua mulher, retirando-se para o deserto. Lá armou sua tenda e jejuou por 40 dias e 40 noites. Disse a si próprio: ¨Daqui não sairei, nem para comer ou beber, até que o Senhor meu Deus me visite. Sirvam as minhas orações por comida e bebida¨.
    II
    1. Ana, sua mulher, chorava e lamentava em dor: ¨Ficarei chorando a minha viuvez e a minha esterilidade¨.
    2. Quando afinal chegou a grande festa do Senhor, Judite, sua criada, disse-lhe: ¨Até quando humilharás a alma? Eis que chegou a grande festa e não podes entristecer-te. Pega este véu com selo real que a dona da tecelagem me deu pois não posso usá-lo já que sou simples serva.¨
    3. Disse-lhe Ana: ¨Afasta-te de mim pois nada fiz. O Senhor me humilhou o suficiente para que eu possa usá-lo. Acaso algum ímpio to deu para me fazerdes cúmplice do pecado?¨. Respondeu Judite: ¨Por que iria eu maldizer-te se o próprio Senhor já te amaldiçoou a não deixardes descendente em Israel?¨
    4. Mesmo estando profundamente triste, Ana retirou seus trajes de luto, pôs o véu e os trajes de bodas. À hora nona, desceu ao jardim e foi passear. Então, assentou-se sob a sombra de um loureiro e orou ao Senhor: ¨Ó Deus dos nossos pais: ouvi-me e bendizei-me como fizeste com o ventre de Sara, que concebeu a Isaac¨.
    III
    1. E olhando para o céu, observou um ninho de passarinhos existente no loureiro. Voltou então a lamentar-se, dizendo: ¨Ai de mim! Por que nasci? Em que hora fui concebida? Vim ao mundo para ser terra maldita entre os filhos de Israel, pois me injuriam e me expulsam do Templo do Senhor.
    2. Ai de mim! A que posso comparar-me? Certamente não posso me comparar às aves do céu porque elas fecundam na tua presença, ó Senhor. Ai de mim! A que posso comparar-me? Não posso comparar-me às feras da terra porque esses animais irracionais reproduzem-se diante dos teus olhos, ó Senhor.
    3. Ai de mim! A que posso comparar-me? Certamente não posso me comparar sequer a estas águas porque também elas são férteis perante ti, Senhor. Ai de mim! A que posso comparar-me? Não posso ao menos comparar-me à terra porque ela é fecunda e produz frutos a seu tempo, bendizendo-te, ó Senhor.¨
    IV
    1. Eis que apareceu-lhe um anjo do Senhor e disse-lhe: ¨Ana, Ana! O Senhor ouviu as tuas preces. Eis que conceberás e darás à luz. Da tua família se falará por todo o mundo¨. Ana respondeu: ¨Glória ao Senhor, meu Deus! Se for-me dado menino ou menina, fruto de Sua bênção, ofertá-lo-ei ao Senhor e a Seu serviço estará por todos os dias de sua vida¨.
    2. Então chegaram dois mensageiros com o seguinte recado para ela: ¨Joaquim, teu marido, voltou com todo o rebanho, pois um anjo veio até ele e disse-lhe: ´Joaquim, Joaquim! O Senhor ouviu as tuas preces. Ana, tua mulher, conceberá em seu ventre´¨.
    3. Saindo Joaquim, ordenou que seus pastores trouxessem-lhe dez ovelhas imaculadas. Disse então: ¨Estas são para o Senhor¨. [Mandou trazer-lhe também] doze novilhas de leite. E disse: ¨Estas são para os sacerdotes e o Sinédrio¨. E mandou distribuir cem cabritos para todo o povoado.
    4. Chegando Joaquim com seus rebanhos, Ana, que estava à porta, o viu; correu e atirou-se em seu pescoço, dizendo-lhe: ¨Agora percebo que o Senhor me bendisse abundantemente. Eu era viúva e deixei-se de sê-lo. Era estéril e agora conceberei em meu ventre¨. Nesse primeiro dia, Joaquim repousou em sua casa.
    V
    1. Ao ir, no dia seguinte, oferecer seus bens ao Senhor, disse para consigo mesmo: ¨Se vir o éfode do sacerdote, saberei que Deus me será favorável¨. Ao oferecer o sacrifício, notou o éfode do sacerdote, quando este estava próximo ao altar de Deus. Não encontrando qualquer pecado em sua consciência, disse: ¨Agora vi que o Senhor me perdoou todos os pecados¨. Joaquim desceu justificado do Templo e voltou para casa.
    2. Cumprindo-se o tempo para Ana, concebeu no nono mês. E perguntou à parteira: ¨A quem dei a luz?¨ Respondeu a parteira: ¨A uma menina¨. Exclamou Ana: ¨Eis que minha alma foi exaltada!¨. E colocou a menina no berço. Quando cumpriu-se o tempo definido pela Lei, Ana purificou-se e deu de mamar à menina. E pôs-lhe o nome de Maria.

  5. Heliane Barcelos disse:

    Assistindo a missa da Natividade de Nossa Senhora,desta tarde na Canção Nova. Aprendi que Maria e a primeira mulher, a nascer, de uma mulher estéril na Bíblia. Evangelho de Sao Tiago. Amém.

  6. izadir de oliveira disse:

    eu gostei de tudo do blog

    1. amigosdoceu
      amigodoceu disse:

      Obrigada!

  7. Ana Laura Magalhães disse:

    Outro milagre que aconteceu foi o da nossa senhora desatadora dos nós que minha mãe queria muito a imagem desta santa para colocar em seu altar e rezava muito para achar a imagem então fomos na loja Canção Nova e por incrivel apareceu a imagem daquela santa, minha mãe não acreditou só podia ser milagre.Isso tambem pode acontecer na sua vida é só você acreditar!
    Beijos!!!!!!!!!!!!!
    Ana/Pelotas/RS

  8. Ana Laura Magalhães disse:

    Quando era pequena pedia para Deus uma irmazinha para me fazer companhia o resto de minha vida,pedia todos os dias para Ele me dar uma irmã que não me deixasse na mao.Algum tempo depois,minha mãe engravidou de uma menina e esse foi o milagre de Deus em minha vida,que nunca vou esquecer.
    Beijos!
    Ana/Pelotas/RS

    1. amigosdoceu
      amigodoceu disse:

      Que irmã mais amada vc é!!!

  9. MARLY ROSA disse:

    HJ JA NÃO TENHO MAIS AVÓS.MAS. ME LEMBRO QUE MINHA AVÓ MATERNA CORRIGIA MINHA POSTURA FISICA ME CRITICAVA , HJ EU ENTENDO O QUE QUERIA ME ENSINAR . A SER CORRETA SER OBEDIENTE E RESPEITR O PROXIMO E ME ENSINOU AOS SETE ANOS DE IDADE PASSAR CAMISA E FASER CROCHE. ESTA FOI A HERANÇA QUE ME DEICHOU OBRIGADO VÓ POR TDO…

  10. MANOEL MOTA disse:

    também trabalhava na catequese, contando historias para as crianças. Gostei muito de “historias dos santos para crianças”. Como católicos acho de muita importância conhecer um pouco da historias dos santos, incluindo dos santos atuais (a igreja tem testemunho de muitos que são verdadeiros santos vivos)

  11. aparecida dos santos lima miranda disse:

    tia ADELITA! por favor me ajuda enteceder para estes dois santos pra enteceder por mim e meu marido quero tanto ter um filho e meu marido não quer,não sei o que faser para convence-lo.A idade minha ta chegando ja tenho 37 anos e quero ter um filho amo criança!

    1. Milene Medeiros disse:

      Se o casal não tem atendido o desejo de ter um filho pode adotar uma criança ou aceitar com resignação a realidade, não sendo permitido partir para métodos que manipulam a vida. A Igreja recomenda que valorizem o seu matrimônio que pode irradiar uma fecundidade de caridade, acolhimento e sacrifício. Deve-se ter consciência de que um filho é o maior dom do matrimônio, não sendo, pois, um direito incontestável ao qual vale qualquer coisa na busca de sua realização. A vinda de uma criança deve ser querida pelo pai e pela mãe, pois a rejeição é o pior dos sentimentos, trazendo sofrimento e uma carga emocional muito negativa para a nova vida. Paz de Cristo!

  12. SUELY disse:

    SO LAMENTO DE NAÕ TER VOVÓ

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com