São Lourenço

Ele foi um diácono que deu a vida por Jesus, de bom humor e muita coragem… Vale a pena conhecer sua história!

Você sabe qual é o verdadeiro tesouro de nossa Igreja?

São Lourenço sabia…

postal s lourenço - tia Adelita

São Lourenço

Era um jovem diácono espanhol. O papa Sixto II o conheceu na Espanha onde foi governador, e o levou para Roma. Viveu num tempo de perseguições contra os cristãos pelo império romano, nem teve tempo de ser ordenado padre…

sabia-que-martires

sao lourenco1O papa foi preso e condenado à morte. Já caminhava para o suplício e o seu diácono seguia-o chorando. Disse ao Papa: “Pai, para onde vai sem o vosso filho? Ó santo pontífice, para onde ides sem o vosso diácono? Nunca oferecíeis o sacrifício sem que eu vos servisse no altar…” – O Papa respondeu: “Não vos abandono. Um maior combate vos está reservado. Seguir-me-eis dentro de três dias”.

O Papa Sixto, antes de morrer, tinha recomendado ao seu diácono de distribuir os bens da Igreja aos pobres. O diácono percorreu imediatamente toda a cidade de Roma para procurar os cristãos pobres nos seus redutos, consolá-los e encorajá-los. Lavava-lhes os pés, dava-lhes o beijo da paz, fazia esmolas a cada um e curava os doentes.

O imperador Valeriano, imaginando que os cristãos tinham grandes riquezas mandou prender Lourenço e perguntou-lhe onde estavam os tesouros da Igreja. O diácono respondeu-lhe: “Dai-me um pouco de tempo para o buscar e o trarei”. O imperador concedeu-lhe três dias e colocou-o sob a vigilância de um soldado chamado Hipólito. S. Lourenço falou a Hipólito dos tesouros espirituais e da glória do céu, e converteu-o. Hipólito recebeu o batismo com a família e deu mais tarde a sua vida por Jesus Cristo.

Lourenço percorreu toda a cidade para procurar os pobres e os enfermos que a Igreja assistia com as suas esmolas. Depois de ter reunido um grande número, veio apresentá-los ao imperador. ”Príncipe, diz-lhe, aqui estão os tesouros da Igreja que prometi mostrar-vos. A riqueza da Igreja é sobretudo espiritual, as suas obras são os pobres que ela socorreu. Acrescento-lhe as pérolas e as pedras preciosas; são estas virgens e estas viúvas consagradas a Deus, a Igreja não tem outras riquezas”.

sao_lorenzoNem é preciso dizer o que o imperador mandou fazer com São Lourenço… Tá bem, eu digo: mandou assá-lo vivo, numa grelha de ferro. Mas antes, o imperador teve que ouvir São Lourenço: “Estes fogos não são para mim senão refrigerantes, mas não será o mesmo daqueles que te atormentarão no inferno”.

Mesmo no meio da dor, São Lourenço não perdeu o bom humor. Acredita que ele disse ao carrasco:“Não vês que a minha carne está bastante grelhada deste lado, volta-me do outro”.

Ali, naquela grelha, ainda achou forças para rezar pela conversão de Roma e agradecer a Deus pela graça do martírio antes de morrer.

chamas-dom-Espírito-Santo-menorAgora você pode assistir eu contando a história de São Lourenço…

o Beato José de Anchieta escreveu uma peça de Teatro do Martírio de São Lourenço para os índios, bem legal… clique no título  Teatro São lourenço por José de Anchieta

  • LIVROS NA LOJA VIRTUAL DA CANÇÃO NOVA

  • MAIS LIVROS PARA LER ( ONLINE )