«

»

amigosdoceu

São Lourenço

Ele foi um diácono que deu a vida por Jesus, de bom humor e muita coragem… Vale a pena conhecer sua história!

Você sabe qual é o verdadeiro tesouro de nossa Igreja?

São Lourenço sabia…

postal s lourenço - tia Adelita

São Lourenço

Era um jovem diácono espanhol. O papa Sixto II o conheceu na Espanha onde foi governador, e o levou para Roma. Viveu num tempo de perseguições contra os cristãos pelo império romano, nem teve tempo de ser ordenado padre…

sabia-que-martires

sao lourenco1O papa foi preso e condenado à morte. Já caminhava para o suplício e o seu diácono seguia-o chorando. Disse ao Papa: “Pai, para onde vai sem o vosso filho? Ó santo pontífice, para onde ides sem o vosso diácono? Nunca oferecíeis o sacrifício sem que eu vos servisse no altar…” – O Papa respondeu: “Não vos abandono. Um maior combate vos está reservado. Seguir-me-eis dentro de três dias”.

O Papa Sixto, antes de morrer, tinha recomendado ao seu diácono de distribuir os bens da Igreja aos pobres. O diácono percorreu imediatamente toda a cidade de Roma para procurar os cristãos pobres nos seus redutos, consolá-los e encorajá-los. Lavava-lhes os pés, dava-lhes o beijo da paz, fazia esmolas a cada um e curava os doentes.

O imperador Valeriano, imaginando que os cristãos tinham grandes riquezas mandou prender Lourenço e perguntou-lhe onde estavam os tesouros da Igreja. O diácono respondeu-lhe: “Dai-me um pouco de tempo para o buscar e o trarei”. O imperador concedeu-lhe três dias e colocou-o sob a vigilância de um soldado chamado Hipólito. S. Lourenço falou a Hipólito dos tesouros espirituais e da glória do céu, e converteu-o. Hipólito recebeu o batismo com a família e deu mais tarde a sua vida por Jesus Cristo.

Lourenço percorreu toda a cidade para procurar os pobres e os enfermos que a Igreja assistia com as suas esmolas. Depois de ter reunido um grande número, veio apresentá-los ao imperador. ”Príncipe, diz-lhe, aqui estão os tesouros da Igreja que prometi mostrar-vos. A riqueza da Igreja é sobretudo espiritual, as suas obras são os pobres que ela socorreu. Acrescento-lhe as pérolas e as pedras preciosas; são estas virgens e estas viúvas consagradas a Deus, a Igreja não tem outras riquezas”.

sao_lorenzoNem é preciso dizer o que o imperador mandou fazer com São Lourenço… Tá bem, eu digo: mandou assá-lo vivo, numa grelha de ferro. Mas antes, o imperador teve que ouvir São Lourenço: “Estes fogos não são para mim senão refrigerantes, mas não será o mesmo daqueles que te atormentarão no inferno”.

Mesmo no meio da dor, São Lourenço não perdeu o bom humor. Acredita que ele disse ao carrasco:“Não vês que a minha carne está bastante grelhada deste lado, volta-me do outro”.

Ali, naquela grelha, ainda achou forças para rezar pela conversão de Roma e agradecer a Deus pela graça do martírio antes de morrer.

chamas-dom-Espírito-Santo-menorAgora você pode assistir eu contando a história de São Lourenço…

o Beato José de Anchieta escreveu uma peça de Teatro do Martírio de São Lourenço para os índios, bem legal… clique no título  Teatro São lourenço por José de Anchieta

Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/sao-lourenco/

3 comentários

  1. Ana Lígia Barbosa Paixão disse:

    que linda historia!

  2. Maria Luisa disse:

    Adorei

    1. Jamyle disse:

      Uma benção esse Santo.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com