Êba… Tem Festa!
O dia de São Martinho é muito comemorado pelas crianças em várias partes do mundo…
Em Portugal elas assam amendoas doces, dançam e cantam, comemoram a festa nas escolas…
Na Alemanha, uma semana antes do dia 11, as escolas e jardins de infância, começam a preparar as lanternas que as crianças mesmo fazem, para levá-las durante a procissão de São Martinho.
E quem foi esse carinha?
Ele viveu por aqui a muuuuuuuito tempo: em 316 na cidade de Sabaria, antiga Panónia onde hoje fica a Hungria. Seu pai era um soldado romano, por isso lhe deu o nome “Martinho”, em honra a “Marte”, o deus da guerra, em quem acreditava… Ninguém merece!
Seu pai era um general e treinava os soldados, foi morar na Itália com a família. Um dia. quando Martinho tinha 10 anos, estava brincando com um pião quando começou a chover e ele correu para a primeira porta que achou aberta, la estava um grupo de pessoas e um Bispo católico falava sobre Jesus. Achou tão lindo que resolveu ser cristão também.
Os pais de Martinho estavam preocupadíssimos, o procurando por toda parte, pois Martinho ficou dois dias com os cristãos. Quando voltou, não teve jeito de arrancar do menino onde esteve, por mais que perguntassem os pais, é que Martinho temia que o pai castigasse os cristãos.
Com seus novos amiguinhos cristãos brincavam de “apóstolos”. Um dia, brincando que eram pobres missionários que não tinham o que comer, comeram cogumelos, sem saber que eram venenosos. Graças a Deus o Bispo passava por ali e, orando por eles, os salvou.
Com 15 anos de idade, contra a própria vontade, Martinho teve que entrar no exército romano e foi enviado para a Gália, região na atual França. Um dia Martinho, já vestido com sua roupa de soldado romano, corria em seu cavalo para figir do frio de da chuva, quando…
Um dia São Martinho, ainda adolescente, encontrou um pobre mendigo na estrada, estava muito frio, era o ano de 335. Martinho cortou sua capa em duas partes com a espada e deu metade para o mendigo, de repente, abriu uma clareira da luz do sol em meio as nuvens cinzar e o céu ficou azul, parou de chover. Nessa noite, Martinho viu, em sonho, Jesus vestido com a metade do manto por ele doado. E ouviu-O dizer com voz forte a uma multidão de anjos: “Martinho, que é apenas catecúmeno, cobriu-Me com este manto” (Catecúmeno é quem se prepara, já adulto, para receber o batismo).
E, por incrível que pareça, no no dia de São Martinho, 11 de novembro, o povo de Portugal tem essa fé: pode estar muito frio ou chovendo, o tempo abre e faz sol. Raras vezes isso não acontece… Legal!Eu contei essa história (com meu filho) no Cantinho da Criança…
O Soldado e o Mendigo
Para saber o resto da história assista eu, a sua tia Adelita, contando no programa Cantinho da Criança a continuação dessa história de São Martinho de Tours…
Ele foi batizado com 18 anos, depois dessa história do mendigo.
E o que que São Martinho tem a ver com castanhas de Portugal?
O dia de São Martinho, 11 de novembro, coincide com a colheita das primeiras castanhas maduras em Portugal.
Cara Corajoso!
Por essa época, o imperador romano não perseguia mais os cristãos, ufa. Dois anos depois do batismo de Martinho, quando ele tinha 20 anos, os francos invadiram as Gálias (onde hoje é a França), e o imperador romano, Constâncio, convocou seu exército às armas. Para animar seus soldados, quis ele mesmo dar-lhes uma certa quantia em dinheiro como incentivo para a batalha. Quando chegou a vez de Martinho recebê-la, pediu ao imperador licença para deixar o exército e entrar no serviço de Deus. O Imperado o chamou de covarde, porque estavam às vésperas do combate. Martinho respondeu: “Para que vejais que esse não é meu pensamento, amanhã eu me colocarei na primeira linha do combate, sem elmo nem couraça, protegido apenas pelo Sinal da Cruz, e assim romperei sem temor a linha do inimigo. Se voltar são e salvo, será somente pelo nome de Jesus, a quem desejo servir daqui para a frente”.Não foi preciso porque os francos desistiram da batalha e o imperador liberou Martilho para ser padre.
São Martinho e os Gansos
Ele tornou-se sacerdote e fundou um mosteiro. Estava feliz da vida, praticando somente o bem, quando, em 371, foi levado a Tours, na Bélgica, para se tornar bispo. Mas não era isso que ele queria. O santo conseguiu escapar e foi se esconder junto a gansos. Como estes não “calaram o bico” e fizeram o maior escândalo, acabaram delatando o pobre do santo. Bem, aí não teve jeito, São Martinho tornou-se bispo.
Desde então, até hoje na Alemanha no dia de São Martinho e até no Natal, os gansos “pagam o pato” por serem os “traidores” e é dia de ganso assado é um prato tradicional e não pode faltar. Recheado com purê de maçãs… Uhum, deve ser bom!
Martinho foi o primeiro santo que não morreu mártir da história.
Quer colorir o São Martinho que eu desenhei? Clica nele para ampliar e implimir…