«

»

amigosdoceu

São Martinho de Tours

Êba… Tem Festa!

O dia de São Martinho é muito comemorado pelas crianças em várias partes do mundo…

Em Portugal elas assam amendoas doces, dançam e cantam, comemoram a festa nas escolas…

Na Alemanha, uma semana antes do dia 11, as escolas e jardins de infância, começam a preparar as lanternas que as crianças mesmo fazem, para levá-las durante a procissão de São Martinho.

E quem foi esse carinha?

Ele viveu por aqui a muuuuuuuito tempo: em 316 na cidade de Sabaria, antiga Panónia onde hoje fica a Hungria. Seu pai era um soldado romano, por isso lhe deu o nome “Martinho”, em honra a “Marte”, o deus da guerra, em quem acreditava… Ninguém merece!

Seu pai era um general e treinava os soldados, foi morar na Itália com a família. Um dia. quando Martinho tinha 10 anos, estava brincando com um pião quando começou a chover e ele correu para a primeira porta que achou aberta, la estava um grupo de pessoas e um Bispo católico falava sobre Jesus. Achou tão lindo que resolveu ser cristão também.

Os pais de Martinho estavam preocupadíssimos, o procurando por toda parte, pois Martinho ficou dois dias com os cristãos. Quando voltou, não teve jeito de arrancar do menino onde esteve, por mais que perguntassem os pais, é que Martinho temia que o pai castigasse os cristãos.

Com seus novos amiguinhos cristãos brincavam de “apóstolos”. Um dia, brincando que eram pobres missionários que não tinham o que comer, comeram cogumelos, sem saber que eram venenosos. Graças a Deus o Bispo passava por ali e, orando por eles, os salvou.

Com 15 anos de idade, contra a própria vontade, Martinho teve que entrar no exército romano e foi enviado  para a Gália, região na atual França. Um dia Martinho, já vestido com sua roupa de soldado romano, corria em seu cavalo para figir do frio de da chuva, quando

O Milagre do Tempo Bom

Um dia São Martinho, ainda adolescente, encontrou um pobre mendigo na estrada, estava muito frio, era o ano de 335.  Martinho cortou sua capa em duas partes com a espada e deu metade para o mendigo, de repente, abriu uma clareira da luz do sol em meio as nuvens cinzar e o céu ficou azul, parou de chover. Nessa noite, Martinho viu, em sonho, Jesus vestido com a metade do manto por ele doado. E ouviu-O dizer com voz forte a uma multidão de anjos: “Martinho, que é apenas catecúmeno, cobriu-Me com este manto”  (Catecúmeno  é quem se prepara, já adulto, para receber o batismo).

E, por incrível que pareça, no no dia de São Martinho, 11 de novembro,  o povo de Portugal tem essa fé: pode estar muito frio ou chovendo, o tempo abre e faz sol. Raras vezes isso não acontece… Legal!Eu contei essa história (com meu filho) no Cantinho da Criança…

O Soldado e o Mendigo

Para saber o resto da história assista eu, a sua tia Adelita, contando no programa Cantinho da Criança a continuação dessa história de São Martinho de Tours

Ele foi batizado com 18 anos, depois dessa história do mendigo.

E o que que São Martinho tem a ver com castanhas de Portugal?

O dia de São Martinho, 11 de novembro, coincide com a colheita das primeiras castanhas maduras em Portugal.

Cara Corajoso!

Por essa época, o imperador romano não perseguia mais os cristãos, ufa. Dois anos depois do batismo de Martinho, quando ele tinha 20 anos, os francos invadiram as Gálias (onde hoje é a França), e o imperador romano, Constâncio, convocou seu exército às armas. Para animar seus soldados, quis ele mesmo dar-lhes uma certa quantia em dinheiro como incentivo para a batalha. Quando chegou a vez de Martinho recebê-la, pediu ao imperador licença para deixar o exército e entrar no serviço de Deus. O Imperado o chamou de covarde, porque estavam às vésperas do combate. Martinho respondeu: “Para que vejais que esse não é meu pensamento, amanhã eu me colocarei na primeira linha do combate, sem elmo nem couraça, protegido apenas pelo Sinal da Cruz, e assim romperei sem temor a linha do inimigo. Se voltar são e salvo, será somente pelo nome de Jesus, a quem desejo servir daqui para a frente”.Não foi preciso porque os francos desistiram da batalha e o imperador liberou Martilho para ser padre.

São Martinho e os Gansos

Ele tornou-se sacerdote e fundou um mosteiro. Estava feliz da vida, praticando somente o bem, quando, em 371, foi levado a Tours, na Bélgica, para se tornar bispo. Mas não era isso que ele queria. O santo conseguiu escapar e foi se esconder junto a gansos. Como estes não “calaram o bico” e fizeram o maior escândalo, acabaram delatando o pobre do santo. Bem, aí não teve jeito, São Martinho tornou-se bispo.

Desde então, até hoje na Alemanha no dia de São Martinho e até no Natal, os gansos “pagam o pato” por serem os “traidores” e é dia de ganso assado é um prato tradicional e não pode faltar. Recheado com purê de maçãs… Uhum, deve ser bom!

Martinho foi o primeiro santo que não morreu mártir da história.

Quer colorir o São Martinho que eu desenhei? Clica nele para ampliar e implimir…

Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/sao-martinho-de-tours/

6 comentários

  1. zelia de Fátima Ribeiro disse:

    Achei linda a história de São Martinho,na verdade todas as histórias de Santos me emociona.
    Deus abençoe 🙏❤️❤️

  2. alice bett. disse:

    MUITO OBG POR ESTE LINDO DESENHO. QUE JESUS A RECOMPENSE POR INTERCESSÃO DE S. MARTINHO.

  3. leticia disse:

    que deus abençoe quem está lendo esse comentario 3> amo Deus

    1. Ana Lígia Barbosa Paixão disse:

      O MESMO DESEJAMOS A VOCÊ E A SUA FAMÍLIA!
      ABRAÇOS,
      ANINHA

  4. celeste disse:

    gosteu da historia!

  5. MARILDE FERNANDES disse:

    Muito linda essa história, e você a conta de um modo muito especial. Fiquei emocionada, me arrepiei, em outro momento ri e li para minha mãezinha de 90 anos que também gostou.
    Sou catequista e quando consigo entrar no Face sempre leio e curto suas histórias, contadas para crianças com esse dom que Deus te deu. Agradeço a Deus por ti. Que Deus continue a te iluminar e abençoar! Felicidades!!!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com