«

»

amigosdoceu

São Vicente de Paulo

Os vicentinos têm a ver com São Vicente?

Tudo a ver! Foram os filhos espirituais de São Vicente de Paulo que começaram esse lindo movimento na Igreja que tem ajudado tanta gente no Brasil, os nosso queridos irmãos vicentinos. Parabéns pela festa de seu pai fundador.

E quem foi São Vicente de Paulo?

Na época de São Vicente, 1600 e bolinhas, muita gente era miserável na França. Quando menino, ele ia buscar trigo pra mãe fazer pão. Voltava do moinho com o saco de farinha às costas e ia dando alguns punhados pelo caminho. Imagine: chegava branco, empoado de farinha, e com o saco pela metade, em casa. Eheheh…

A vida dele foi cheia de aventuras! Você acredita que quando era um jovem sacerdote foi preso por corsários turcos e vendido como escravo nas costas da África? Pois é…

Curiosidade.

Corsários eram piratas a serviço de um rei para roubarem outros países sem bandeira, assim se fossem pegos, os reis diziam que não tinham nada a ver com o fato e assim evitavam a guerra, é mole?!

Continuando… depois que conseguiu voltar para França, acabou famoso. Até os reis queriam seus conselhos e o Padre Vicente dizia:

“Não sei quem é mais carente: se o pobre que pede pão ou o rico que pede amor.”

São Vicente não roubava os ricos para dar aos pobres, como Robin Hood, mas os convencia muito bem a ajudar. Dizia:

“Como ser cristão e ver o seu irmão aflito, sem chorar com ele! É permanecer sem caridade, é ser cristão de pintura, é não possuir nada de humanidade, é ser pior que os animais.”

Uau!!! Se ele era bom com as palavras, mais ainda com os gestos. São Vicente de Paulo estabeleceu confrarias de caridade para o socorro aos doentes pobres. Andava pelas ruas recolhendo as criancinhas abandonadas e os avozinhos largados para morrerem de fome.

Naquela época, 1600 e bolinhas, as mulheres “de bem” não ajudavam nos hospitais, nem existiam. O que existiam eram alojamentos cheios de ratos e cuidar dos doentes era uma tarefa destinada pela polícia às condenadas. Pobres doentes! Uma sujeira só, mais miséria dentro do alojamento que fora.

Até o seculo 19, não haviam vacinas e por falta principalmente de higiene, se alguém aparecesse com um vírus diferente (às vezes trazidos por marinheiros e imigrantes, de terras distantes a bordo dos navios) isso logo virava uma epidemia e matava muita gente. Quer ver como era? Assista à esse episódio de “Domingos Sávio, o Pequeno Gigante” com marionetes…

São Vicente fundou um hospital, o primeiro da história para os pobres,  limpinho. E convenceu as senhoras católicas a trabalharem lá, a começar pela jovem viúva que virou santa: Luísa de Marilac, mas essa é outra história. Por hora, que tal colorir o São Vicente de Paulo que eu desenhei nesse traço baby? É só clicar no desenho para ampliar e imprimir.


Eu fiz um postal bem bonito com uma  frase de São Vicente, entra no meu Facebook para salvar pra você. Você também encontra todos os vídeos de São Domingos Sávio e meus programas Amigos do Céu no meu canal do Youtube. Também estou aqui:

. WEB TV CN – Historinhas rápidas.

. Podcast – Histórias de ouvir, que gravei para a rádio Canção Nova.

. Tia Adelita no twitter

Fica com Deus.


Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/sao-vicente-de-paulo/

8 comentários

  1. ElenViih disse:

    Adorei ! A igreja que eu tem como protetores São Vicente e São Tiago , e queria conhecer mais sobre os dois santos . E me ajudou muito , mesmo . Valeu Tia Adelita’ Bjão . 😀

  2. MARIA INEZ MARQUES DA CONCEIÇÃO disse:

    Estava procurando um outro tema … eis que aparece São Vicente.
    Fiquei muito contente. Sou catequista da Paróquia de São Vicente de Paulo no Engenho da Rainha – RJ. Gostei muito do desenho.Vou usá-lo com meus catequizandos e apresentá-lo aos demais catequistas.

  3. Ana Lucia Sena Mendes disse:

    Ficou muito bom. Amei. Com certeza todos vão gostar. Parabéns! Abraços.

    1. amigosdoceu
      amigodoceu disse:

      Deus lhe pague Ana. Obrigada.

  4. Maria Neusa de Morais Jorge de Lima disse:

    Sou devota de São Vicente de Paulo. Moro em Nova Russas CE. Precisamente no bairro Timbaúba, onde no qual estamos construindo uma igreja de São Vicente de Paulo. Ainda falta muito, estamos apenas no começo, pois ainda não tivemos o apoio da paróquia de nossa cidade, apenas a autorização do nosso pároco. Mas com fé e muita boa vontade dos moradores, já estamos bem adiantados. Já fizemos os festejos por quatro anos. muito animados, muita gente contribuindo, graças a Deus. Se Deus quiser e São Vicente me ajudar ainda colocarei meu s pés ai nesse chão.
    Um abraço, fique com Deus.

    1. amigosdoceu
      amigodoceu disse:

      Maria, que iniciativa maravilhosa. São Vicente vai ajudar com certeza, o importante é não desistir e seguir conforme a orientação de seu pároco, pois na obediência está a benção de Deus.

    2. danielle disse:

      Amém. Neusa, vai conseguir, Deus lhe abençõe

  5. Edimara Savieto Silva disse:

    Linda a história, minhas filhas adoraram e eu tbm.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com