Seu nome é João

Olá, meus irmãos! Sejam bem-vindos a mais um artigo em nosso blog Canção Nova Aracaju. É sempre uma alegria poder partilhar com vocês a palavra de Deus. Irmãos, no mês de junho uma figura importante da Sagrada Escritura ganha evidência: João Batista. No referido mês celebramos a memória do seu nascimento e dentre os quatro evangelhos, Lucas nos fornece detalhadamente informações a esse respeito. Leiamos o que nos diz:

No oitavo dia, foram circuncidar o menino. Queriam dar-lhe o nome de seu pai Zacarias, mas a mãe, tomando a palavra, disse: “Não, ele se chamará João”. Replicaram-lhe: “Em tua parentela não há ninguém que tenha este nome!” Por meio de sinais, perguntavam ao pai como queria que se chamasse. Pedindo uma tabuinha, escreveu “Seu nome é João”, e todos ficaram admirados. E a boca imediatamente se lhe abriu, a língua desatou-se e falava, bendizendo a Deus. O temor apoderou-se então de todos os seus vizinhos, e por toda a região montanhosa da Judeia comentavam-se esses fatos. E todos os que ouviam gravavam essas coisas no coração, dizendo: “Que virá a ser esse menino?” E, de fato, a mão do Senhor estava com ele (Lc 1, 59-66)1.

Tendo se completado o tempo determinado pela lei de Moisés para a circuncisão, isto é, “oito dias” (Gn 17, 12; Lv 12, 3), os pais assim foram fazer. Nesta ocasião, como lemos no Evangelho, seu pai Zacarias, que estava mudo por não acreditar no que dissera o anjo Gabriel, pediu uma tabuinha e nela escreveu o nome do menino, “seu nome é João”. A missão daquele que mais tarde será conhecido como João Batista, é a de converter muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, caminhar à frente do Senhor com o espírito e poder de Elias, a fim converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à prudência dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto (Lc 1, 16-17). O nome de João, escrito por seu pai numa tabuinha, nos faz pensar que será ele mais tarde a escrever, não numa tabuinha, mas sim na consciência dos homens do seu tempo, que o “Reino dos Céus está próximo” (Mt 3, 1). Ainda de acordo com Mateus, “foi dele que falou o profeta Isaías, ao dizer: voz do que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, tornai retas suas veredas” (Mt 3, 3; Is 40, 3). Os profetas que vieram antes de Jesus foram tais como um arado que, passando pela terra, abre os seus sulcos para receber a semente. Eles, de fato, por meio de sua pregação, abriram o coração dos homens, ou melhor preparou-os, para receber a semente: Cristo, Jesus. Dentre os nascidos de mulher não há maior que João (Lc 7, 28). Ele é a voz. Mas o que é a voz sem a palavra? Nada! De fato, irmãos, a força e eficácia da missão do Batista estava no conteúdo de sua mensagem: a palavra de Deus. O seu sucesso, se é que posso utilizar esta expressão, não estava no fato de ele ser uma personalidade alegre, de ter uma conversa atraente etc. O seu sucesso estava no conteúdo de sua mensagem. 

A missão da minha Comunidade, a Canção Nova, se confunde com a do profeta. Este foi chamado por Deus para preparar ao Senhor um povo bem disposto, ela, para “evangelizar, comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele trouxe, pelos encontros e, de maneira preferencial, mas não exclusiva, pelos meios de comunicação social, para formar homens novos para o Mundo Novo. Por meio desta evangelização, ela prepara e apressa a vinda gloriosa do Senhor. Essa feliz expectativa do Senhor que vem é o que move toda a ação evangelizadora da Comunidade, os encontros que promove, os trabalhos que realiza. A própria vida dos membros está em função desta missão”2. Assim como a terra, que realiza seus movimentos de rotação em torno de si e do sol, a nossa vida, enquanto membros dessa Comunidade, gira em torno da missão. No entanto, assim como a terra, que, para manter-se em movimento, precisa conservar o “momento angular”, uma grandeza física, nós precisamos querer “fazer da oração o centro e a fonte da nossa vida e do nosso trabalho”3 para manter-nos em missão. 

Que a celebração do nascimento do grande profeta João alimente em nós o desejo de evangelizar, de “ganhar almas” para Jesus. Seja por meio da pregação ou de qualquer outro serviço que desempenhemos, façamos tudo por amor a Jesus e para “ganhar almas” para Ele. 

São João Batista, rogai por nós. Amém! 

____

1 O autor utilizou para as citações bíblicas a Tradução da Bíblia de Jerusalém.

2 Nosso Diretório, no 13.

3 Nossos Documentos, no 1210.

 

Marcus Lemos é missionário na comunidade Canção Nova, vivendo seu segundo ano de consagração. Natural de Aracaju/SE, é casado com a missionária Nathalie Fontes, trabalha no setor de Educação a Distância (EaD) de um Grupo Educacional, é formado em Gestão da Tecnologia da Informação.

 

Comments

comments