O agir invisível de Deus.

“Teu caminho passava pelo mar, tua senda pelas águas torrenciais, e ninguém reconheceu suas pegadas” (Sl 77, 20).

Olá, queridos amigos e irmãos. Que a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, estejam sempre conosco! Irmãos, o versículo 20 do Salmo 77, que acabamos de ler na tradução da Bíblia de Jerusalém, nos indica que “ninguém reconheceu” as pegadas de Deus, isto é, as marcas dEle na história. Este Salmo pode ser classificado como sendo de “súplica individual” e nele, conforme explica a nota de rodapé da Bíblia, “o salmista evoca os benefícios passados de Deus para Israel, as maravilhas da saída do Egito” 1 e, ainda assim, “ninguém reconheceu suas pegadas”. Ele dividiu o mar e fez o povo atravessar, barrou as águas como num dique. De dia guiou-os com a nuvem e com a luz de um fogo toda a noite; fendeu rochedos pelo deserto e deu-lhes a beber como a fonte do grande Abismo; da pedra fez brotar torrentes e as águas desceram como rios2 e, mesmo assim, “ninguém reconheceu suas pegadas”. Em nossa vida, por diversas vezes, acontece o mesmo: não reconhecemos o agir de Deus! Nos momentos em que somos provados, prensados pelas mais diversas situações, não reconhecemos suas pegadas, suas marcas, conduzindo, ainda que misteriosamente, a nossa vida. Não é verdade?

Recordei um fato interessante. Um dos presentes que eu e minha esposa ganhamos de casamento foi uma viagem a Gramado/RS. Em um dos dias que estivemos lá, tivemos a oportunidade de visitar algumas vinícolas e, confesso, fiquei encantado com as explicações a respeito do processo de produção de uvas e vinhos. Durante o processo de vinificação, que é o “conjunto de operações necessárias para a elaboração do vinho”,3 existem duas etapas que são de extrema importância, o esmagamento e o desengaçamento. Funciona assim: “após a seleção, os bagos passam pela desengaçadeira, máquina que separa os bagos do esqueleto do cacho, os engaços. Estes são eliminados, pois podem aumentar a quantidade de taninos, além de destacar o gosto herbáceo do vinho. Em seguida, passam por cilindros de borracha, separados entre si por cerca de 1 centímetro, que giram em sentidos opostos. Eles fazem uma leve pressão nos bagos, apenas para romper sua casca4. Aqui está o ponto de interesse. Os bagos são levemente prensados apenas para romper a casca. Isto é fundamental, senão durante a etapa denominada maceração, o vinho não adquire cor, aroma e sabor. Você tem se sentido prensado? Provado pelas mais diversas situações da vida? Fique tranquilo, fique tranquila. A prensa é necessária para que a sua vida adquira cor, aroma e sabor. Isto é, para que brilhe a sua luz entre os homens, exale o bom perfume de Cristo e seja sal da terra (cf. Mt 5, 16; 2 Cor 2, 15; Mt 5, 13). Não se desespere, não abandone o caminho começado porque o choro pode durar toda uma noite, mas eu conheço um Deus que traz alegria ao amanhecer (cf. Sl 30, 6) e aos que perseverarem diz: Enxugarei toda lágrima dos seus olhos, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais. Sim! As coisas antigas se foram! (cf. Ap 21, 4).

 

1 – Rodapé da Bíblia de Jerusalém, p. 943

2 – Sl 78, 13-16

3 – SANTOS, José Ivan. Vinhos, o essencial. 9. ed. rev. e atual. São Paulo: Senac, 2014. 425 p. ISBN 978-85-396-0462-3.

4 – Ibidem 3

 

Marcus Lemos – Segundo Elo – Canção Nova Aracaju

Marcus Lemos é missionário na comunidade Canção Nova. Natural de Aracaju/SE, é casado com a missionária Nathalie Fontes, trabalha no setor de Educação a Distância (EaD) de um Grupo Educacional, é formado em Gestão da Tecnologia da Informação.




Comments

comments