A experiência sobrenatural da Palavra de Deus

Print Friendly

A experiência sobrenatural da Palavra de Deus: O Pai fala e responde as nossas perguntas

Setembro é o mês da bíblia. A Igreja nasceu da Palavra de Deus, pois Jesus é a Palavra que se fez carne e habitou entre nós. Por isso, ela não apenas nasceu, mas nasce continuamente e vive da Palavra. O Papa Emérito Bento XVI durante o último Sínodo dedicado à Palavra, em 2008 afirmou que muitos cristãos em nosso tempo tem encontrado uma sede pela experiência mais íntima com Deus por meio de sua Palavra. O Sínodo daquele ano surgiu com a intenção de fomentar essa experiência em toda a Igreja. O objetivo deste primeiro artigo da série “A experiência sobrenatural da Palavra de Deus” é meditar um pouco sobre o encontro com a Palavra.

Imagem 001

“Deus quer falar com você!” (Galeria/cancaonova.com)

:: Como ler a Bíblia? 

Desde os primórdios a Igreja ensina que Jesus é a plenitude da Revelação de Deus à humanidade. O filho de Deus nos revelou o Pai por meio de suas palavras, modo de agir e pelos atos de poder. De modo especial, cumpriu em si as profecias referentes à vinda do Messias, sobretudo o anúncio da morte e ressurreição. Os relatos escritos no Antigo e no Novo testamento convergem para Jesus, dele dão testemunho. O Antigo apresenta por antecipação como será a manifestação do Filho de Deus e o Novo apresenta como é o Filho de Deus e consequentemente, apresenta a relação presente no interior da Trindade.

Buscar o conhecimento da Palavra de Deus por meio da leitura, oração e estudo é buscar conhecer o próprio Deus. Pode comparar a Palavra como uma ponte que passa sobre um grande rio ligando duas cidades. Servindo-se de palavras de Santo Agostinho, pode-se referir a cidade de Deus e a cidade dos homens, ou seja, a Palavra é como uma ponte que liga o homem à Deus.

Imagine que Bento XVI disse a respeito do Sínodo que os bispos do mundo inteiro se reuniram em Roma para redescobrir algo que para eles já era adquirido no dia a dia: O fato de que Deus fale e responde às nossas perguntas.

:: Por que ler a Bíblia?

Talvez seu coração esteja árido como uma terra seca e sem vida. Com certeza, se está lendo esta meditação até o final é sinal de que há uma sede de Deus, do convívio com ele. Por isso, sou ousado em lhe exortar a dizer sim ao chamado que está em seu coração. Busque a fonte, busque atravessar a ponte que nos liga a Deus por meio da leitura pessoal e comunitária da palavra. Deixe que o Espírito Santo suscite através da oração com a Palavra as diretrizes, as exortações, os conselhos, as respostas que Deus tem para você para o tempo em que você se encontra.

Deus quer falar com você!

Até a próxima

Prof. Leandro César
Mestre em Sagrada Escritura

Fonte:
XII ASSEMBLÉIA GERAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Instrumentum laboris, 27.

agenda