Fé renovada pela Intimidade com Deus
Homilia – Missa da Misericórdia 01/03/2012
Quaresma é tempo de combate espiritual, muitas vezes não invocamos a presença de Nossa Senhora, nossa mãe; precisamos entender que contra ela o demônio nada pode.
Muitas vezes nos perguntamos: As pessoas podem estar dominadas pelo demônio? Eu digo que sim. A medida que elas escutam mais o malígno do que a Deus.
Muitas vezes as pessoas se ocupam mais com o encardido, se consagrando a ele do que a Deus, vivem uma dualidade. Por isso tanta bruxaria, satanismo e tantos outros tipos de consagração ao demônio. Hoje os pais deixam seus filhos freqüentarem as festas de halloween nas escolas, isso é terrível, por ai que entra a contaminação e tantas outras coisas…, é um absurdo; se você quiser ir, pode ir; depois terá suas conseqüências. Mas depois não venha correndo atrás do padre, por favor. Tudo por causa das falsas promessas e de soluções fáceis muitas pessoas vão atrás do encardido, e ele as vai dominando.
Precisamos estar atentos, pois ou sou cheio de Deus e guiado pelo Espírito Santo, ou sou cheio das coisas do mundo e guiado pelo demônio; é simples assim como dois mais dois são quatro. Precisamos pedir a intercessão de Nossa Senhora como aconteceu nas Bodas de Caná, que mesmo não tendo chegado a hora de Jesus, ele atendeu a oração de sua mãe. Pede a mãe que o filho atende. Pois quanto mais rezamos, mais a nossa confiança aumenta.
Quem reza, progride, avança; quem não reza, regride, recua, já dizia Santo Agostinho. E o demônio tem horror de Nossa Senhora, porque ela é a mais humilde, pura e obediente. E o encardido é o mais orgulhoso, impuro e desobediente.
Sabe porque a nossa confiança as vezes em Deus é pequena? Por que nós pedimos pouco e vamos pouco ao encontro dele. Saiba que você é alvo da misericórdia de Deus, por isso que eu e você precisamos nos decidir por ele (Deus). Por isso a primeira coisa que precisamos fazer ao estarmos na presença de Deus é confiar nele sempre, sem duvidar nunca. Se você está desanimado, tem como voltar a confiançar em Deus; o caminho é buscar a cada dia renovar a intimidade com Deus. Em primeiro lugar peça a Deus e depois o busque com todo o coração, vá ao encontro de Deus, vá atrás dele, e sua fé será restabelecida. Peça e receberá, busque e encontrará, bata e a porta será aberta; porque Deus é amor e misericórdia. Nenhuma oração feita com honestidade é esquecida por Deus, pois ele tudo vê, tudo escuta. Essa é a nossa garantia; você pode até mesmo agradecer ao senhor, porque nenhuma oração dirigida a Deus fica sem resposta.
Obrigado senhor, eu nem me lembrava mais, nem mesmo acreditava, mas o senhor me escuta quando peço em oração. Por isso irmãos, precisamos ter consciência do que pedimos. Tem gente que pede coisas nocivas aos outros para alimentar seu orgulho; essa oração Deus não atende, pois Deus é bom e todo amor; quem vai atender essa oração é o encardido. Pedi e não recebeis, pois pedis de forma errada para sustentar seus prazeres.
O que você tem pedido ao Senhor? O seu pedido tem que ser em primeiro lugar para a sua conversão, para ajudar seu irmão, e nunca somente para satisfazer seus desejos. Não peça coisas erradas para Deus; peça ao Senhor para te dar forças, te sustentar em sua misericórdia, pois Deus é justo, santo e misericordioso. Por que se desesperar em meio às situações difíceis, confie no Senhor, pois Ele é aquele que transforma nosso luto em alegria. Por isso você precisa estar diante de Deus, daquele que pode livrar sua vida da morte.
O senhor está atento ao clamor de sua oração, está atento ao que você precisa, o Senhor olha para sua orfandade, ele é o seu Senhor e Salvador.
Pe. Hamilton Nascimento