Iniciamos 2016 com um calendário repleto de eventos em nosso país: Olimpíadas, Paraolimpíadas, Eleições, fora os feriados municipais e nacionais. Com estes eventos, uma frase e um hábito conhecido entre nós se faz mais intenso: “o ano só começa depois do carnaval”. Parecendo aquelas “lendas urbanas”, esta postura, atitude e comportamento intrigante alteram o comportamento de muitos de nós.
Se avaliarmos friamente, parece pouco saudável, pois adotamos o hábito de deixar de fazer, adiar, “deixar para depois”, “vamos começar logo mais” e isto vira uma rotina.
O que é um minuto para alguém que perde o ônibus? Já parou para pensar nisto? Se ampliássemos esta reflexão, poderíamos pensar nos motivos para esperar as coisas acontecerem.
Um bom começo para quebrar com este hábito é fazer um planejamento para seu ano. Como exemplo, este planejamento pode envolver suas metas pessoais, profissionais, escolares, de saúde, financeira e plano de férias. É um ótimo exercício para perceber o tempo que tem em mãos e quanto precisa destinar deste tempo e das suas forças para realizar o que deseja. Sem planejamento, não chegaremos tão longe assim.
Ainda mais se pensarmos que estamos em meio a uma crise econômica, temos mais um motivo para nos mobilizarmos e agir.
Vamos desacelerando desde dezembro, seja por férias coletivas, pela queda na produção, ou devido às férias escolares, mas o sentimento que fica ao final disso tudo é que apenas começamos a fazer algo, muitos meses depois.
Desta forma, somos levados diretamente a algo chamado procrastinação: ou seja, a capacidade de adiar coisas sem sentido e o tempo todo, sempre pensando no “deixa para depois” ou “logo mais eu faço”.
:: Dúvida, Carnaval é prazer e alegria?
Você ainda pode estar pensando: “mas, só eu vou fazer alguma coisa”? Bem, a mudança de hábito começa exatamente com você. Se começar a pensar e a agir diferente, já temos um bom começo.
Imagine que você é um empreendedor. Todos os seus concorrentes estão fechados e você está aberto em janeiro e com capacidade de produzir. Se um cliente o busca, logo, você está ali e tem uma bela oportunidade de sair à frente com seu produto. Se estivesse com o pensamento, tudo acontece depois do carnaval, perderia um ótimo negócio.
Os primeiros meses do ano são bons motivadores para os planos daquilo que vem a acontecer no restante do ano. O clima das festas, das metas e dos desejos para um ano novo é ótimo trampolim para o início de uma mudança de hábito.
Pense nisto e dê o primeiro passo. Toda mudança requer um começo e é necessário iniciar de algum ponto e dar o primeiro passo para adotar um novo hábito. Comprometimento e atitude vão bem em qualquer mês do ano!
Elaine Ribeiro
Psicóloga clínica e organizacional da Fundação João Paulo II / Canção Nova.
Twitter: @elaineribeirosp
Blog: http://temasempsicologia.wordpress.com