“Transformados pela adoração” | Padre Anderson

Print Friendly

Neste encontro, meditaremos sobre o livro: “Agora meus olhos Te viram”, do fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib. O tema que meditaremos nesta pregação será “Transformados pela adoração”.

Será que nós adoramos a qualquer coisa? Não. Mas, será que só adoramos a Deus? Não. Nós, muitas vezes, adoramos pessoas e situações. Mas, a adoração é capaz de nos transformar, de fazer mudar muitas coisas dentro de nós.

01

“Nós nos tornamos aquilo que contemplamos”, já dizia São João Paulo II. Ou seja, quanto mais eu admiro alguém ou alguma coisa nós vamos nos transformando aquilo que temos contemplando. O que tenho observado mais? Será que fico olhando apenas para minhas dores ou enxergo o Deus que pode tudo inclusive transformar minha vida.

A figura de Pedro, na Sagrada Escritura, que chegou ao ponto de negar a Jesus, foi capaz de mudar e se transformar em outra pessoa, até mesmo se tornar o primeiro Papa. Olhando para Pedro, podemos ver que a a primeira coisa que podemos transformar em nós é o nosso temperamento. Você não é só aquilo que acha que é. Toda vez que nós nos encontramos com Deus vamos transformando por Ele. Para quem encontra Jesus e O contempla, assim como Pedro, é por Ele transformado.

Nós até mesmo enquanto pessoas vamos mudando. Imaginamos nós ainda crianças, fazíamos birra de tudo, agíamos como criança. E, hoje, será que mudamos de fato? Ou ainda agimos com a mesma birra de antes.

Uma pessoa que não se deixa se transformar por Deus, leva outras pessoas com ela. Ainda com figura de São Pedro, observemos que depois de ter o seu encontro com o Cristo, mudou de vida e ainda levou muitos outros com ele.
Nosso temperamento pode ser transformado sim. Nós não temos o direito de dizer que nunca mudaremos.

Outro personagem de hoje está no evangelho de São Lucas, capítulo 9. Temos aí a figura de Zaqueu, homem desonesto. Ele, era uma pessoa de baixa dignidade. Ele ouve falar de Jesus e faz de tudo para estar com ele. Ele só pôde se deixar contemplar pelo Cristo porque antes foi contemplado por Ele.

02

Se permitimos que qualquer situação seja determinante em nossas vidas, ela vai ser. A história de Zaqueu não o determinou. Ele era que era um homem que roubava, que agia de forma desonesta, foi transformado quando contemplou o Cristo.

Se não mudarmos ficamos presos e não damos passos naquilo que Deus quer de nós. As coisas que estavam ao redor de Zaqueu poderiam ser o determinante na vida dele, mas o olhar de Cristo não deixou pois ele mesmo não permitiu que acontecesse.

Nada o que te aconteceu até hoje, vai levar para o caixão se você não quiser. Será que você tem contemplado apenas o sofrimento? Amados, vivemos numa sociedade que não quer sofrer. Temos medo do sofrimento.

Nossa geração não é educada para a perda. Precisamos entender que muitas vezes, é preciso perder para ganhar. Na história de Zaqueu, ele teve que perder as riquezas do mundo para ganhar as riquezas do Céu.

A partir de agora, o que você fará com o que lhe aconteceu?

Tome consciência do que lhe aconteceu e assume a responsabilidade de não ser escravo e mude!

Nosso terceiro personagem e Mateus. Ele mesmo, narra o seu processo de conversão. Antes, ele era um cobrador de impostos, trabalhava para os romanos e naquele tempo se cobrava impostos altos e ser um cobrador de impostos, era causa de vergonha, de se acusado de desonesto.

No trecho narrado na Sagrada Escritura, podemos perceber algo bem concreto: “Jesus, ‘viu” Mateus. ” Este ver mudou tudo, mudou a vida de Mateus: ele levantou e o seguiu.

Muitas vezes, nós sentimo-nos oprimidos andarmos uma resposta diferente das nossas convicções. Mateus deixou suas convicções de lado e segui Jesus.

O cristão faz diferença no mundo lá fora. O verdadeiro cristão incomoda porque ele não aceita o que lhe convém.

03

Temos ainda mais uma personagem: Paulo. Qual foi a transformação que ele sofreu? De perseguidor e ele se tornou um anunciador de Cristo. As nossas convicções, inclusive de fé, podem ser mudada. Pelas convicções que vamos tendo em nossas vidas, muitas delas sem fundamento, provenientes de conclusões equivocadas, vamos nos fechando. Será que você poder de decisão em sua vida? Será que você tem coragem de cair do cavalo?

Muitas vezes, até mesmo dentro das nossas paróquias, os maiores perseguidores não estão fora da igreja, estão do lado de dentro. Ficamos pelo exemplo das pessoas e vamos ficando com os maus exemplos.

O quinto personagem é: Maria Madalena. O que foi mudado nesta figura? Amados, não existe vício que não pode ser transformado em virtude. Maria Madalena foi pega não pelo amor do mundo, mas pelo amor de Jesus. A adoração é capaz de mudar nossos afetos. O amor que outrora Maria buscava a levava ao vício, mas quando ela encontrou a Cristo, permitiu que a mudança acontecesse em sua vida.

O que você quer da sua vida? Você precisa querer algo. Dentro daquilo que quer, o que você pode? Diante disso, preciso lhe fazer mais uma pergunta: o que eu preciso?

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira