Valei-nos São José

Print Friendly

Solenidade de São José Patrono da Igreja

Hoje, 19 de março, é a solenidade de São José, esposo da Santíssima Virgem Maria e Patrono da Igreja universal. Gosto de recordar que de São José era muito devoto também do amado João Paulo II, que lhe dedicou a Exortação Apostólica Redemptoris Custos – Custódio do Redentor– e com segurança experimentou sua assistência na hora da morte.

A figura deste grande Santo, ainda permanecendo mais bem escondida, reveste na história da salvação uma importância fundamental. Antes de tudo, ao pertencer à tribo de Judá, uniu Jesus à descendência davídica, de forma que, realizando as promessas sobre o Messias, o Filho da Virgem Maria pode chamar-se verdadeiramente “filho de Davi”. O Evangelho de Mateus, de maneira especial, põe de relevo as profecias messiânicas que encontraram cumprimento mediante o papel de José: o nascimento de Jesus em Belém (2, 1-6); sua passagem pelo Egito, onde a Sagrada Família se havia refugiado (2, 13-15); o sobrenome de “Nazareno” (2, 22-23). Em tudo isso ele se demonstrou, como sua esposa Maria, autêntico herdeiro da fé de Abraão: fé no Deus que guia os acontecimentos da história segundo seu misterioso plano salvífico. Sua grandeza, como a de Maria, ressalta ainda mais porque sua missão se desenvolveu na humildade e no escondido da casa de Nazaré. Também, Deus mesmo, na Pessoa de seu Filho encarnado, elegeu este caminho e este estilo de vida na existência terrena.

Do exemplo de São José chega a todos um forte convite a desenvolver com fidelidade, simplicidade e modéstia a tarefa que a Providência nos designou. Penso antes de tudo nos pais e mães de família, e rogo para que saibam sempre apreciar a beleza de uma vida simples e de trabalho, cultivando com atenção a relação conjugal e cumprindo com entusiasmo a grande e não fácil missão educadora. Aos sacerdotes, que exercem a paternidade com respeito às comunidades eclesiais, obtenha São José amar a Igreja com afeto e plena dedicação, e sustente as pessoas consagradas em sua gozosa e fiel observância dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. Que proteja os trabalhadores de todo o mundo para que contribuam com suas distintas profissões ao progresso de toda a humanidade, e que ajude todo cristão a realizar com confiança e amor a vontade de Deus, cooperando assim ao cumprimento da obra da salvação.

Valei-nos São José!