Viver em processo constante

Print Friendly

Aprendendo a crescer…

Cada ser humano, cada indivíduo em todo o momento, se depara com a realidade de ser pessoa; e esta realidade é carregar sobre si a condição de possuir muitas fraquezas e muitos limites, que até certo ponto é até natural diante daquilo que se é. Com isso não podemos parar somente naquilo que nossa percepção consegue ver “fraquezas”, pois se não damos os passos contrários a essa realidade, deixamos de crescer e não experimentamos o novo que nos pode ser revelado todos os dias; precisamos estar atentos e saber olhar. Não observar com um olhar diferente aquilo que precisa ser visto com um olhar fora do natural pode nos custar um preço muito alto, isso é ficarmos como uma criança birrenta sem sair do lugar, que somente chora e não cresce em nada, pois quer tudo muito fácil. Insistir em não sair do lugar como uma criança é imaturidade; por isso nos é necessário olhar para as situações, até mesmo para as mais difíceis e crescermos com ela, pois se assim não o fizermos não aprendemos algo de novo e não nos tornamos uma pessoa mais livre naquilo que somos. Pois à medida que fazemos esse caminho, não somente aprendemos coisas novas, mas potencializamos em nós a condição para nos tornarmos pessoas melhores, alegres e felizes.

Vou contar um pequeno fato: Karol Wojtyla no dia 13 de maio de 1981 sofreu um atentado contra sua vida por parte do turco Ali Agca, o mesmo queria tirar a vida de Wojtyla a mando do ditador comunista Leonid Brejnev e organizado por serviços militares soviéticos; Karol após recuperar-se de tal atentado visita Ali Agca na prisão e perdoa-lhe por tal ato; essa é a postura de quem vive em processo constante, pois não para naquilo que é aparente. Quem sou eu? Como devo ser e agir? Interessante…

O fato de na maioria das vezes sermos condicionados por situações que nos atingem, a mesma não nos impedem de uma verdadeira transcendência. Se assim olharmos, aprendemos que carecemos crescer. Diante de tal descoberta precisamos buscar a sabedoria. A verdadeira sabedoria consiste em julgar os próprios atos, para aprender a dinâmica de sermos quem devemos ser na vida, pois a verdade nunca é contra o homem, mas a seu favor, pois a mesma sempre lhe possibilita a oportunidade de ser melhor. Como?  Dobrando-se diante da própria vontade. Isso sim é viver em processo constante.

João Marques (Seminarista CN)

GRUPO DE ORAÇÃO TODA TERÇA-FEIRA NA CN MINAS ÁS 19:30.

AV. ISABEL BUENO, 400 JARAGUÁ (31) 3306 6690                                                 ESPERO POR VOCÊ !!!