Conheça um pouco mais do nosso Laboratório de Análises Clínicas

Breve histórico

O serviço do Laboratório de Análises Clínicas surgiu da necessidade de peregrinos, missionários e da população local; e através de doações que vieram por pessoas sensibilizadas pela obra, foi possível iniciar as atividades do Laboratório no Centro Médico Pe. Pioem 19/04/2004.

Na época, eram realizados exames de rotina que permitiam um monitoramento das condições de saúde local, investigação de doenças que auxiliavam no tratamento de determinadas enfermidades.

A avaliação era realizada somente pelo Controle Interno de Qualidade. Através de procedimentos conduzidos com amostras de pacientes para avaliar se o composto analítico está operando dentro dos limites de tolerância pré-definidos.

Créditos: fotografia Canção Nova

Hoje, o Laboratório de Análise Clínicas cumpre com os requisitos exigidos específicos de qualidade. Sendo dividido em Controle Externo (CEQ) e Controle Interno de Qualidade (CIQ). Que também é avaliado mensalmente pelo programa de controle externo da qualidade nacional, sendo obrigatório pela lei RDC 302:2005 da ANVISA. É esse ensaio de proficiência que garante a qualidade de laboratório clínico moderno.

Além de toda a evolução técnica e profissional presente no decorrer dos anos, o laboratório demonstrou uma crescente mudança em seu atendimento, estabelecendo o grande diferencial do Centro Médico.

O Diferencial do Atendimento no Laboratório

“O atendimento humanizado – saber ouvir, orientar e acolher as necessidades dos pacientes, proporcionar uma integralidade de cuidado, sempre prestando um serviço com agilidade, confiabilidade e qualidade. – São alguns dos processos que diferenciam o nosso serviço.” Descreve a bióloga e coordenadora do Laboratório do Centro Médico Pe. Pio, Joyce Cristiane.

O laboratório de Análises Clínicas oferece atendimento dos serviços nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Hormonal, Imunologia, Parasitologia e Urinálise. E conta com a contribuição do Laboratório de Apoio Diagnósticos do Brasil – DB para as demais demandas.

Créditos: Fotografia Canção Nova

São realizados mais de 17.000 exames anualmente em nosso laboratório, englobando os acampamentos e atendimentos realizados por missionários. Porém, a demanda maior é solicitada pela população local, que por falta de recursos na cidade utilizam os serviços que o Centro Médico oferece.

Um caso pontual recente que ilustrou bem essa realidade foi o caso da Daniela Mascota. “Foram-me solicitados exames para uma investigação hormonal, porém, os postos de saúde da cidade só marcam 10 pessoas por mês para fazer esse tipo de exame, e a agenda já estava lotada para este ano. Daí, ao procurar o laboratório do Centro Médico Pe. Pio. consegui agendar para a semana seguinte.”

Atualmente, o Centro Médico procura desenvolver e aprimorar os serviços e atendimentos. Para sanar a procura desenfreada na área da saúde; e assim como a oferta dos serviços prestados tem sua ampliação e qualificação. O intuito do Laboratório de Análises Clínicas é de sempre acompanhar o crescimento, e assim aumentar a oferta de serviços. E expandir a prestação de atividades, garantindo o apoio aos serviços médico-assistenciais.

Você que é profissional da área de análises clínicas (biólogo, biomédico, técnico de laboratório) e se identificou com a nossa missão, não perca tempo! Entre em contato conosco e ajude-nos a continuar esse lindo trabalho de restauração humana. Para mais informações, entre em contato conosco, pelo e-mail centromedicovoluntario@cancaonova.com ou pelo telefone (12) 2122-9648.