A importância da escovação na infância

Créditos: PeopleImages by Getty Images

Na infância, é extremamente importante cuidar dos dentes de leite dos pequenos e escová-los bem. Mesmo que eles permaneçam pouco tempo na boca, exercem um papel muito importante, ajudando a criança a morder e mastigar os alimentos e a desenvolver a fala corretamente. Os dentes de leite também servem como guia para o posicionamento correto da erupção.

De acordo com as pesquisas, as crianças que desenvolvem cáries nos seus dentes de leite são mais propensas a desenvolver cáries quando adultas. Por isso é de suma importância manter os dentes do seu filho sempre limpos e levá-lo a uma consulta com o dentista, principalmente quando nascerem os permanentes, pois serão os dentes que durarão o resto da vida.

Sabemos que as crianças têm uma certa dificuldade e falta de habilidade para escovar os dentes, por isso orientamos os pais no sentido de ajudá-los na hora da escovação.

  1. Escolha uma escova de dente com cerdas macias;
  2. Segure a escova de dente colocando uma mão sobre a mão da criança para orientar o movimento da escova;
  3. Ensine a criança a escovar. (Quebre o processo em pequenos espaços para que ela possa entender e praticar. Caso a criança tenha dificuldade motora, peça ajuda a um dentista, terapeuta ocupacional ou especialista em infância);
  4. Use creme dental com flúor, e que tenha um sabor agradável para a criança. (O adulto deve supervisionar a quantidade de creme dental na escova);

– Para crianças menores de 2 anos, use uma pequena mancha de pasta de dente;

– Para crianças de 2 a 5 anos, utilize a quantidade do tamanho de uma ervilha;

– Se a criança não puder cuspir, incline a cabeça dela para que fique com a boca para baixo, de modo que a pasta de dente escorra na pia, a fim de que ela se sinta confortável.

Dica: Coloque uma cadeirinha ou um banco para a criança alcançar a pia, ao lado de um adulto, e utilize um copo para auxiliar no bochecho com água.

  1. Mantenha sempre a criança envolvida na escovação. Use time, canção curta para incentivar a escovação por 2 minutos.

Alimentação

A alimentação contribui para a saúde bucal, pois os alimentos que ingerimos desde a infância têm forte relação com a saúde dos nossos dentes. Uma criança que consome muito açúcar tem mais chances de desenvolver cáries e diabetes. Principalmente a criança que tem o hábito de mamar o famoso “achocolatado” antes de dormir, e logo após não escova os dentes; isso acaba gerando a cárie de mamadeira.

Sem contar quando os pais adicionam açúcar na mamadeira, fazendo com que a cárie receba um fortificante. Se seu filho tem esse hábito, o que você deve fazer é escovar os dentes dele após ter mamado, para que diminua o risco de ter cárie.

Sabemos que para muitos pais escovar os dentes das crianças e ensiná-las a escovar é um verdadeiro desafio, mas é uma luta que vale a pena! A cárie continua sendo a doença crônica mais comum entre as crianças de 0 a 6 anos, e a má higiene bucal tem sido associada a vários pontos críticos, que vão desde atrasos na fala até dores e infecções dentárias.

A saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral. Se garantirmos que as crianças recebam educação e atendimento odontológico adequado desde o início, isso as ajudará a ser saudáveis durante toda a vida.

Leia também:

Dor na ATM: saiba o que pode causar e como tratar

Mau hálito: problema no estômago ou higiene incorreta?

Alinne Laura Vituriano Souza, Clínico Geral e Cirurgião-Dentista.