Novembro Azul

Cuide-se. Previna-se.

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha estimula o homem a ter mais cuidado com a sua saúde por meio de uma  alimentação saudável, prática de atividades físicas, controle do estresse emocional e acompanhamento periódico das doenças.

É um mês que alertamos os homens a cuidarem da saúde, fazendo os exames laboratoriais periódicos conforme a faixa etária, além de se submeterem ao exame para detecção precoce do câncer de próstata.

E por que em especial o câncer de próstata?

É justamente o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. 

No Brasil, estimam-se cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata por ano, e é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina. A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar e obesidade.

Os exames utilizados para diagnóstico do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea, níveis alterados dessa proteína (PSA) podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. 

No entanto, devido a questões culturais de ordem preconceituosa, muitos homens não se submetem ao exame de toque retal, triagem fundamental para detectar precocemente o câncer de próstata.

E como se proteger?


Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado, no entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.

Sendo assim, diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a investigação diagnóstica.

E claro, lembro de Coríntios (6.19-20 ). A fé nos torna conscientes de que se o nosso corpo é templo do Espírito Santo e Deus habita em nós, então não podemos deixar em ruínas a morada de Deus. Cabe a nós zelar pela manutenção desse templo.

Renan Borges.

Clínico Geral Centro Médico Pe. Pio.