Vacina BCG conheça sua importância, recomendações e curiosidades

Imagem: pixabay

O que a vacina previne?

A vacina BCG foi criada dia 1° de julho de 1921, ela é utilizada na prevenção da tuberculose e as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa, uma doença de transmissão aérea, a partir da inalação de aerossóis contaminados pelo Mycobacterium tuberculosis pelas vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse.

A eficácia da BCG é grande, mas vale lembrar que depende da realidade do organismo do paciente para que ela possua sua ideal efetividade, ela garante cerca de 78% de proteção. Apesar de ter sido criada com a finalidade de proteger contra a tuberculose, estudos comprovam que essa vacina garante também certa proteção contra a hanseníase.

Recomendações da vacina BCG

É recomendado que ela seja aplicada em crianças entre 0 e 4 anos, de preferência no bebê recém-nascido. Apesar de sua eficiência a vacina possuí também algumas contraindicações, como para crianças com peso inferior a 2kg, imunodeficientes, prematuras, desnutridas, com erupções cutâneas generalizadas e que estão realizando tratamento com corticoides. A aplicação da vacina BCG em crianças tornou-se obrigatória pelo Ministério da Saúde desde de 1976.

Sua duração de preservação pode variar. Estudos apontam que ao longo dos anos sua proteção vai diminuindo, por conta da incapacidade de gerar a quantidade de células de memória suficiente. No entanto, consta que a proteção é elevada nos primeiros 3 anos de vida, mas não existem registros de que a proteção seja superior a 15 anos.

Curiosidades

Santa Teresinha e outros | carmelojundiai

Fonte: Google

Você sabia que Santa Teresinha do menino Jejus faleceu de Tuberculose?
Devido ao surto pandêmico da peste Russa na França em 1889-1890, a doença acabou chegando no carmelo de Lisieux onde Santa teresinha veio a adoecer, por falta de conhecimento da doença e por escassez de medicamentos, o surto teve o efeito de 70.000 mortos em toda França, como também a enfermidade provocou a morte de Santa Teresinha.

Saiba mais clicando aqui: https: //formacao.cancaonova.com/igreja/santos/documentario-sobre-santa-teresinha/