Vacina BCG conheça sua importância, recomendações e curiosidades

Imagem: pixabay

 

O que a vacina previne?

A vacina BCG foi criada no dia 1° de julho de 1921. Ela é utilizada na prevenção da tuberculose e das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa, uma doença de transmissão aérea a partir da inalação de aerossóis contaminados pelo Mycobacterium tuberculosis pelas vias aéreas durante a fala, o espirro ou a tosse.

A eficácia da BCG é grande, garantindo cerca de 78% de proteção. Mas vale lembrar que depende da realidade do organismo do paciente para que ela possua sua ideal efetividade. Apesar de ter sido criada com a finalidade de proteger contra a tuberculose, estudos comprovam que essa vacina garante também certa proteção contra a hanseníase.

Recomendações da vacina BCG

É recomendado que ela seja aplicada em crianças entre 0 e 4 anos, de preferência no bebê recém-nascido. Apesar de sua eficiência, a vacina possui também algumas contraindicações, como para crianças com peso inferior a 2kg, imunodeficientes, prematuras, desnutridas, com erupções cutâneas generalizadas e que estão realizando tratamento com corticoides. A aplicação da vacina BCG em crianças tornou-se obrigatória pelo Ministério da Saúde desde 1976.

Sua duração de preservação pode variar. Estudos apontam que, ao longo dos anos, sua proteção vai diminuindo por causa da incapacidade de gerar a quantidade de células de memória suficiente. No entanto, consta que a proteção é elevada nos primeiros 3 anos de vida, mas não existem registros de que a proteção seja superior a 15 anos.

Curiosidades

Santa Teresinha e outros | carmelojundiai

Fonte: Google

Você sabia que Santa Teresinha do Menino Jesus faleceu de tuberculose?

Devido ao surto pandêmico da peste Russa na França, em 1889-1890, a doença acabou chegando no carmelo de Lisieux, onde Santa Teresinha veio a adoecer. Por falta de conhecimento da doença e por escassez de medicamentos, o surto teve o efeito de 70 mil mortos em toda a França.

Saiba mais clicando aqui: https: //formacao.cancaonova.com/igreja/santos/documentario-sobre-santa-teresinha/