2ª Palestra com Pe. Delton Filho: É preciso exercitar a fé

A fé é um dom e uma graça e todos nós a recebemos. No dia do nosso batismo, Deus derrama nos nossos corações a graça fé. Deus não nega essa graça a ninguém, mas o mundo, as dificuldades do mundo, querem apagar essa chama. Mas Deusquer, no dia de hoje, transformar essa chama em fogueira.

A fé também é uma virtude. Mas para que nós a tenhamos como virtude precisamos exercitá-la. Quando celebramos um sacramento, quando cuidamos das coisas de Deus exercitamos a fé.

A nossa fé é forte o suficiente a ponto de termos a tranquilidade e certeza de sabermos que iremos passar a eternidade ao lado de Jesus? Precisamos exercitar uma fé vigorosa para vivermos bem a vida. Temos que abandonar a fé morta, a fé falsa. Que é quando só seguimos e gostamos das coisas boas que vem de Jesus.

Precisamos ter a fé de Abraão, que acreditou até o fim. Como a fé do centurião, que pedia a cura de seu servo, mas que nem se achava digno de receber a visita de Jesus.

Sem a fé a vida perde o sentido. Precisamos pedir com humildade para que Deus aumente nossa pouca fé: “Senhor, vem em socorro da nosso pouca fé”.