2ª Palestra Domingo

Quando se fala de cura, precisamos também falar sobre sofrimento, porque as duas coisas caminham juntas.

“Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte”. (II Cor 12, 7-10)

Paulo, grande homem de Deus, responsável por transmitir o evangelho a milhões de pessoas passou por inúmeros sofrimentos. Deus mesmo permitia que Paulo sofresse para que o orgulho por tamanhas revelações e proximidade do Senhor não o enchesse de orgulho. Cabe a nós, seguidores de Jesus Cristo, aceitar as dificuldades e provações com alegria, crendo que em nossas fraquezas, Deus manifesta sua força.
É necessário, portanto, pedir sempre ao Senhor que nos cure. Mas, se Ele não faz o que desejamos, não podemos concluir que Deus não nos ama. Quando Deus nos prova, ele que nos dar um dom mais precioso, pelo mérito de suportarmos com paciência o sofrimento, isso vai durar para a eternidade

“Assim, pois, como Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento: quem padeceu na carne rompeu com o pecado, a fim de que, no tempo que lhe resta para o corpo, já não viva segundo as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus”. (1Pd 4, 1-2)

Aquele que sofre na carne se afasta do pecado. O sofrimento tem, por primeiro, a capacidade de nos afastar do pecado e, segundo, de nos libertar de todos os vícios e paixões humanas para se unir à vontade de Deus. Quem não entendeu o significado do sofrimento, não vai conhecer o que é a salvação de Jesus.

Não disperdice o sofrimento. Existe um grau de intimidade e união com Deus que somente quem sofre, conhece. O sofrimento que hoje você pode estar vivendo pode ser o canal de aproximação de Deus. Sofrer em Deus é não murmurar, não falar para o mundo inteiro das dificuldades, não se colocar como aquele que mais sofre no mundo. A maneira como nós enfrentamos o sofrimento gera ou não o crescimento e amadurecimento como pessoa e na vida de fé.

2ª Palestra Domingo  – Márcio Mendes Comunidade Canção Nova