2ª Palestra Sábado

“Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas”. (Is 53, 5)

Deus manifestou em Jesus um poder jamais visto em qualquer homem. Nós, cristãos, acreditamos que Jesus veio à terra e fez milagres, mas precisamos também crer que ele ressuscitou, está vivo e operante em nosso meio. A prova de que Jesus está vivo é a vida dos discípulos. Antes da ressurreição de Jesus, viviam sob a fragilidade e o medo, carentes da coragem que habitava em Jesus. Quando os apóstolos fizeram a experiência de Jesus ressuscitado, a força e o poder de Deus passou a estar com eles.

Jesus deu a sua vida da forma mais dolorosa e humilhante para que em suas feridas encontrássemos a cura. A cura física e a interior é tão possível para nós porque ela custou a vida e o sangue de Jesus. A graça da cura está guardada para aqueles que reconhecem que, pela força da cruz, essa mesma graça cai sobre nós.

Jesus morreu em uma cruz para que todo o pecado que nos levava à escravidão fosse crucificado junto com ele. Por isso, o pecado já não tem mais força sobre aquele que assume a cura pelo sacrifício de Jesus.

“Tendo Jesus descido da montanha, uma grande multidão o seguiu. Eis que um leproso aproximou-se e prostrou-se diante dele, dizendo: Senhor, se queres, podes curar-me. Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: Eu quero, sê curado. No mesmo instante, a lepra desapareceu. Jesus então lhe disse: Vê que não o digas a ninguém. Vai, porém, mostrar-te ao sacerdote e oferece o dom prescrito por Moisés em testemunho de tua cura”. (Mt 8, 1-4)

O leproso curado se colocou como alguém que dependia de Deus, alguém que tinha feito sua parte, se colocando fervorosamente na presença de Jesus. É impossível alcançar a graça da cura sem a fé a dependência de Deus. É preciso se achegar a Deus para receber a cura, voltar para perto do Senhor. Assim como o leproso curado, cabe a nós a entrega total à Jesus, que permite experimentar o poder de cura de Deus.

Fé é dependência. Fé é confiança absoluta. Fé é certeza de que Deus vai agir conforme suas promessas.

“Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e vos será dado”. (Mc 11, 24)

2ª Palestra Sábado  – Márcio Mendes Comunidade Canção Nova