3ª Pregação Pe. Jorge Tadeu Hermes

“Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! disseram eles, soltando gritos de terror. Mas Jesus logo lhes disse: Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!” (Mt 14, 25-27)

O segredo das nossas forças está na união com Deus. Assim como Jesus se retirou para a montanha para estar na presença de Deus, é nosso dever, como cristãos, retirarmo-nos para a oração pessoal.

“Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! disseram eles, soltando gritos de terror. Mas Jesus logo lhes disse: Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou. Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus”. (Mt 14, 28-33)

Quando estamos em meio às tempestades e as dificuldades da vida e recebemos a visita do Senhor, muitas vezes brota em nossos corações o medo e a desconfiança. Será mesmo o Senhor a nos visitar? Da mesma forma que os apóstolos sentiram medo, nós também sentimos. Mas o Senhor nos tranquiliza, dizendo-nos: “Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!”

Hoje o Senhor vem nos tranquilizar. Basta que confiemos que Ele está conosco.

Ainda que o mar de sua esteja agitado e todas as coisas tenham se revirado. Jesus sopra sobre nós um sopro de paz em meio a agitação. A primeira palavra que sai da boca de Jesus é uma palavra de paz. É presença amorosa e fiel de Jesus trazendo a tranquilidade no meio de um mar agitado. Qualquer voz que não traga paz não é voz de Deus, pois a marca da voz divina é a paz.

Pedro, desconfiado como qualquer um de nós, pede ao Senhor para caminhar sobre as águas ao seu encontro. Jesus responde com um convite: “Vem!” A fé de Pedro foi responsável por responder ao chamado de Jesus. É Jesus quem nos chama. Mesmo nas dificuldades e nas lágrimas, quando a voz é do Senhor e, pela fé, decidimos obedecer seu chamado, caminhamos. O chamado do Senhor nos agracia e nos capacita a andar sobre as águas.

Cinco lições de Pedro

1- Ir a Jesus.

Pedro não nos ensina a arte de andar sobre as águas, mas de ir ao encontro de Jesus pela força da fé. Aprendemos, portanto, que em Jesus, somos capazes de caminhar sobre as águas, mesmo em meio às tormentas.

2- É preciso abandonar as seguranças pessoais.

Por causa do chamado de Jesus, Pedro abandona o barco, sua principal garantia de segurança em meio a um mar agitado e perigos, para seguir ao Senhor.

3- Não deixar de olhar para Jesus.

O discípulo somente caminha se não olhar para as pernas, ou seja, para as próprias capacidades. O discípulo vence as dificuldades olhando somente para o Senhor.

4- Orar.

Quando Pedro estava afundando, ele disse: Senhor, salva-me. No meio do mar agitado Pedro, o clamor de Pedro é uma poderosa oração. Ele reconhece que somente Jesus seria capaz de salvá-lo naquela dificuldade. A oração cristã é uma oração centrada no Senhorio de Jesus Cristo!

5 – Pedro nos ensina que precisamos ser salvos por Jesus.

Pedro era um bom nadador e um bom pescador. Mas naquele momento de fragilidade, reconheceu que precisava da ajuda de alguém maior. Nós necessitamos de um salvador, e precisamos ser humildes para reconhecer.