A glória da cruz - Celebra Curitiba

Em mais um dia de comemoração no Celebra Curitiba, o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Amilton nos fala sobre a glória da cruz. 

Quando não se aprende no amor se aprende na dor, o apóstolo Paulo diz que a cruz é escândalo e loucura, mas para nós é amor. 

Segundo Sto. Agostinho “Por que Deus não nos atende em tudo o que pedimos? Porque se Deus nos atendesse em tudo o que pedimos iríamos para o inferno”. Pedimos a Deus muitas coisas materiais, mas não pedimos o Espírito Santo e ele nos leva a contemplar a Deus. Peça pra você ser mais caridoso, misericordioso, pois isso poucas vezes nós pedimos. 

A cruz significa a realidade humana, as fraquezas humanas, é preciso sofrer ao menos pela dor da pessoa amada, não tem como amar sem sofrer.  Tantas as situação que sofremos pelo outro, hoje choramos, e sofremos pela legalização do aborto que está para ser votada. 

 “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo”, conforme eu entendo o que Jesus diz através desta palavra, eu me dou conta que sou uma pessoa egoísta e preciso renunciar a mim mesmo. É preciso tomar a cruz de cada dia e seguir, a cruz que Deus pede para tomar é a da realidade humana. Tenho que tomar a cruz de cada dia para me conhecer e me trabalhar para que eu seja uma pessoa de Deus. Esse é o caminho de santidade que o Papa Francisco nos pede, que a gente tenha essa vontade de perfeição, para que busquemos a santidade, precisamos investir  no caminho de santidade, é um convite para todos. Após sair da confissão fazemos o ato de contrição, mas logo que saímos porta a fora pecamos novamente.

      Jesus já assumiu as nossas dores, ele tomou as nossas cruzes, as nossas humanidades, Ele já tomou a cruz por nós, Ele já assumiu por nós, já a tornou leve. A cruz é também uma realidade humana, não tenho como fugir dela.

Só a cruz de Jesus é a que salva, fora da cruz de Jesus sempre será sinal de peso e de maldição, mas se eu colocar a minha cruz em sintonia com a cruz de Jesus aí é diferente. A cruz de Jesus dá sentido a minha cruz, é para dar sentido ao meu sofrimento. No passado ouvíamos muito essa expressão.. “Jesus morreu e está de um lado da cruz e do outro lado da cruz está vazio, de quem é esse lado?”, o apóstolo Paulo dizia: “Eu estou crucificado com Cristo, já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim”, se tomo o outro lado da cruz eu não estou sendo crucificado com Cristo, eu preciso tomar o lugar de Jesus na cruz. Quando eu compreender que ir para o calvário não é para eu ir ficar só chorando pelas dores e morte de Jesus, mas que eu preciso tomar o lugar de Jesus. Quando eu não entender que a dor da cruz é por amor, eu vou arrastar a cruz. Nós nos revoltamos muito com qualquer coisa, isso é arrastar a cruz, tem gente que entrou numa sexta feira santa eterna, não quer passar para o outro dia. A opção de Jesus foi pelo amor, como diz nas cartas de João capítulo 3, 16: Jesus estará sempre celebrando o amor, a salvação não tem fim. Dessa forma Deus amou tanto o mundo que enviou seu filho para nos salvar . Jesus crucificado é a maior expressão de amor. É preciso ter “peito” para carregar a cruz, não somente pendurá-la no pescoço, mas ter atitude para vivê-la e falar de Jesus. 

Há lugares de tantas injustiças e situações de morte que é melhor que nem tivesse, pois Jesus não está compactuando com essas realidades. Mas nos lugares onde nós queremos crescer e nos converter de fato é preciso ter um crucifixo, para que ao desanimar eu olhe para a cruz e me lembre de Jesus. Desta forma o Amor(Jesus) veio ao mundo para nos mostrar o verdadeiro amor. A multidão naquela época queria tocar em Jesus, queria tocar no amor, Jesus sentia que uma força saía dele, e por isso tantas pessoas eram curadas. Para quem ama, o amor vai até o fim, de tal forma que Jesus foi até a cruz. 

Maria Madalena, Maria, mãe de Jesus, e o discípulo amado que estava ao pés da cruz simboliza a fé, ali começa a igreja, a cruz é o momento que a igreja nasce em dores de parto. Já em pentecostes Jesus deu uma missão à igreja, arrancou o medo da igreja, soltou-a das amarras e puderam compreender através do Espírito Santo tudo o que Jesus tinha pregado. Precisamos estar cientes que a causa de Deus vir ao mundo foi o amor, a consequência foi os nossos pecados. Quando olhamos para a cruz devemos lembrar do amor do Pai por nós, aos pés da cruz somos abraçados pelos braços abertos de Cristo. Não tem amor maior do que dar a vida pela pessoa amada, mas o foco não é a morte, é doar a vida pelo outro. 

Neste momento faça esta prece:

Jesus quero entregar a cruz de cada dia com mais amor, paciência, tolerância, quando não sou capaz de amar, quero ao menos me aproximar da tua cruz para que através do teu olhar e das tuas santas chagas eu seja renovado na fé, na esperança e no desejo de perseverar com fidelidade no teu santo evangelho, nas palavras que me chama a te seguir , obrigada Senhor por terdes morrido na cruz, por meu amor, pelos meus pecados, meu Jesus misericórdia. Amém!

Para quem tem fé sempre existirá uma saída e não existe dificuldades, existirá sempre uma luz e um caminho, quem tem fé enxergará uma luz mesmo em meio a escuridão. Quantas vezes estamos em escuridão e gritamos “meu Deus meu Deus porque me abandonastes?” É preciso nessa hora abraçar os pregos, e carregar a cruz.  Crer que sempre terá uma saída, uma esperança de que o céu vai vir à terra, assim deve ser a nossa vida crista: como diz Santa Teresa D’avila: “A cruz que arrastada pesa, torna-se leve quando abraçada”. 

 

Acompanhe a pregação na íntegra: https://www.facebook.com/cancaonovacuritiba/videos/1768896509872762/