Homilia Domingo - Pe. Márcio Mendes

Eu sou o bom pastor. Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem.

(Jo 10, 27-30)
Naquele tempo, disse Jesus:
“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.

O convite de Jesus, pelo Evangelho de João é para que nós nos acostumemos a ouvir a voz do Senhor. Nós não somos uma geração habituada a escutar. A voz do Senhor se escuta no silêncio. Se eu não consigo silenciar meu interior, não ouço a voz do pastor e o pastor é o próprio Cristo Jesus que em meio a uma sociedade barulhenta, com a mídia a favor do comércio vem nos convidar a ouvir Sua voz.

O primeiro passo para caminhar ao lado do bom pastor é aprender a ouvir. Em nossas casas, em nossa vida espiritual e em nossa vida familiar, devemos exercitar ouvir ao pastor e as pessoas. O risco para aqueles que não aprenderam a ouvir é tornar-se ovelhas sem pastor que seguem a qualquer um, aos falsos pastores.

O segundo passo para caminhar junto do mestre é gastar tempo e estar junto, conhecer o outro. Isso significa que nossa identidade passa a enriquecer-se com a identidade do outro.
Precisamos gastar tempo com o bom Pastor. Saber para onde Deus quer nos levar e para isso é necessário estar com Ele na oração e também na presença da família, dos valores.

O terceiro passo é seguir e somente pode seguir alguém quando se decide concretamente. Uma decisão forte e alicerçada permite que a nossa fé alcance a misericórdia de Deus.

Deus é nosso pastor e nos conhece, por isso nunca vai pedir algo que não consigamos fazer. Por isso, não é preciso ter medo de abandonar-se em Deus. Ele é o bom pastor que cuida das suas ovelhas. Decida-se hoje por conhecer o verdadeiro pastor e peça a graça de segui-Lo, para que quando as vozes deste mundo gritarem contra Deus, você saiba reconhecer somente a voz do Senhor.

Pe. Márcio Mendes

Homilia Domingo Canção Nova Curitiba