2ª Palestra - Sábado

Adorar a Deus nos livra de todo o mal

“Disse-lhe a samaritana: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. (Jo 4, 19-26)
A samaritana estava preocupada com o lugar físico, material. Jesus respondeu que o pai quer ser adorado onde houver um adorador, sem se importar com o ambiente. O lugar, pouco importa, mas sim a forma e a essência da adoração.

Deus está em busca de adoradores que, além de fazerem adorações, sejam adoradores.
Não é correto ser um homem de oração dentro da Igreja e não o ser fora dela. Por isso, é necessário ser um adorador em todos os ambientes e lugares.
A idolatria, no entanto, vem da atitude de adorar outras coisas como Deus. Existem dois tipos de idolatria:
Adorar verdadeiramente falsos Deuses: adorar como Deus outras coisas chamadas de ídolos.
Adorar falsamente o verdadeiro Deus: adorar a Deus movido por outras intenções.
A correta forma de adoração é adorar verdadeiramente o verdadeiro Deus. Com a totalidade da nossa vida, adorar a Deus em espírito e verdade.
É necessário deixar a vida ser trabalhada e moldada de acordo com o Santo Evangelho para ser um verdadeiro adorador.
Quantos de nós temos adorado outros deuses. A fama, o dinheiro, as coisas do mundo tornam-se ídolos e nós, muitas vezes como idolatras, passamos a servir esses ídolos ao invés de servir o Deus verdadeiro.

Adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele servirás. (Lc 4, 8, Dt 6, 13)
Que saibamos ser conduzidos à adoração verdadeira, pois adorar a Deus é dar-Lhe respeito e submissão absoluta. Quem se submete de forma absoluta somente a Deus torna-se um adorador em espírito e verdade. Nisso, somos afastados de qualquer força oposta a Deus, uma vez que servimos somente à Ele.
A vida humana é unificada na adoração do Deus vivo. O mandamento de adorar o único Deus simplifica o homem e ligada ao essencial. (Catecismo 2114)

2ª Palestra Sábado – Pe. Jorge Tadeu Hermmes