2ª Palestra - Sábado

Ainda que sejam trevas os momentos vividos por nós, por meio de cânticos e orações, o Senhor nos ouve. Cura entre gerações significa ir até a raiz do mal, desde quando este mal se instalou em nossas famílias.

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. De repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. Acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa. (At 16, 25-34)

O carcereiro estava dormindo na hora em que não devia dormir. Nesse momento, os apóstolos foram libertos da prisão, e o carcereiro pensou em suicidar-se, pois de qualquer forma iria morrer por estar dormindo enquanto os presos fugiam. Nesse momento, os apóstolos foram usados por Deus para apresentar Jesus ao carcereiro e a sua família, dizendo-lhe: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua família”.

A cura entre gerações não envolve e não se assemelha de forma alguma com práticas ocultas. É, portanto, uma avaliação honesta de nossa história familiar seguida do clamor a cura que vem por meio de Jesus. Podem existir influências ou tendências em nossas árvores genealógicas que, inconscientemente, atingirão as próximas gerações. Assim como herdamos características físicas de nossos familiares, herdamos também características psicológicas e espirituais. Sendo assim, a maneira que vivemos pode afetar positiva ou negativamente nossa família.

Quando Jesus passa a mexer em nossa história de vida, as marcas transmitidas de geração em geração são tocadas e curadas.

“Porque Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, dos netos nos bisnetos, mas uso de misericórdia até a milésima geração para com aqueles que me amam e guardam meus mandamentos” (Ex 20, 5-6).

2ª Palestra Sábado  – Pe. Marlon Comunidade Sede Santos