1ª Pregação - Domingo Pe. Jorge Tadeu Hermes

Deus é alguém que sempre está a procura do seu povo, como um pastor que busca suas ovelhas.

“Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?! E acrescentou: Levanta-te e vai, tua fé te salvou” (Jesus 17-19)

Na época de Jesus, todo aquele que tinha lepra era tratado como alguém que, além de doente, era impuro. Tratava-se de pessoas excluídas da sociedade.

No meio do caminho de Jesus, dez leprosos o abordaram clamando compaixão da parte do Senhor. Deus se comove quando pedimos compaixão, pois Ele é a compaixão em pessoa. O Senhor quis curar todos os leprosos, e assim o fez. Mas, dos dez homens, somente um voltou para agradecê-lo. Dessa forma, dez homens foram curados, mas somente um foi salvo pela fé em Jesus.

Ser curado significa andar com Jesus. Assim como os leprosos foram curados no caminho, nós também provaremos dos frutos que vêm do Senhor em uma caminhada verdadeira na presença de Deus. Aquele que deseja conhecer o Senhor precisa aderir a uma caminhada verdadeira. Alguns pensam que, para caminhar com Jesus é preciso antes ser santo. No entanto, o seguimento de Jesus precisa começar em nós e do jeito que estamos.

Levanta-te, toma teu leito e anda (Jo 5, 8-9)

1) Levanta-te

É preciso hoje levantarmo-nos por inteiro a uma vida em Deus. Olhando para os sinais que o Senhor nos apresenta, cabe a nós despertar para a vida na presença de Deus.

2) Toma teu leito

Nosso leito é nossa história de vida. É preciso abraçar nossa vida do jeito que ela é, ainda que com desacertos e escolhas erradas. Tomar o próprio leito é assumir o que foi vivido e colocar tudo na presença de Deus. Quanto ao passado, ou o aceitamos com sabedoria ou nos desesperamos. “Pela graça de Deus, somos o que somos” (1cor 15,10)

3) Anda, comece a caminha:

Começar a caminhar com Deus significa dar início a um processo de cura e libertação diante do Senhor.

“O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo. Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias. ” (Sl 22, 1)