Pregação de Gerson e Celina – Ser um Jovem Sarado

Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais? perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda? Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me! Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens. Jesus disse então aos seus discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus! Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: Quem poderá então salvar-se? Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível. (Mateus 19, 16 – 26)

Uma juventude sarada depende da escolha que você faz no seu dia a dia. Se sua escolha for verdadeira e correta você vai colher furtos amanha. Ser um jovem sarado é ser um jovem decidido, integro.

Jovens tenham a coragem de tomar opções decisivas, pois elas te levarão a um caminho de liberdade e de construção de si mesmo. Papa Bento XVI

O jovem de hoje é educado para viver as riquezas e apegos do mundo. No evangelho, Deus nos fala que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus, e não são somente riquezas financeiras, mas tudo aquilo que nos prende a esse mundo.

Tudo posso, mas nem tudo me convém, isso é o que os jovens sarados dos dias de hoje precisam viver. Aproveitar os bens materiais mas sem o apego que nos afasta de Deus.