Chamados à santidade

Sede santos porque Eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo. (Lv 19,2)

Se o Pai é santo, o filho é santo e o espírito é santo, nós também somos chamados à ser santos. Aqueles que estão abatidos e escravizados pelas opressões do mundo precisam ser libertos. É necessário uma decisão profunda de santidade que é capaz de mudar nossas vidas. O desejo de Deus para nossa vida é a santidade

“Esta é, na verdade, a vontade de Deus: a vossa santificação; que vos afasteis da devassidão, que cada um de vós saiba possuir o seu corpo em santidade e honra, sem se deixar levar pelo desejo da paixão como os pagãos que não conhecem Deus. Que ninguém, nesta matéria, defraude e se aproveite do seu irmão, porque o Senhor vinga tudo isto, como já vos dissemos e testemunhámos. Com efeito, Deus não nos chamou à impureza mas à santidade”. (1Ts 4, 3)

A preocupação de Deus para com nosso desejo de santidade é tão grande que em sua despedida terrena, Jesus orou ao pai pedindo nossa santificação. “Santifica-os na verdade”.

É possível fazer um projeto de santidade pessoal. É necessário trabalhar nesse assunto. Aquele que é possuído pelo Espírito Santo pode ser santificado.

A Igreja é santa e pecadora. Porém não podemos ceder espaço em nossa vida para aquilo que não é santo. Se Deus nos chamou para sermos santos, não devemos viver a duplicidade, mas a decisão concreta da santidade.

A nova moralidade que vivemos traz confusão. Muito daquilo que antes muitos consideravam pecado e nos afastava da santidade, hoje é considerado como algo comum. Isso é um grande mal para nossa Igreja, pois muitas vezes nós, como Igreja, absorvemos as idéias mundanas de que as coisas estão mudando e acabamos perdendo a essência da santidade.

É necessário, portanto, fechar as portas do pecado em atitude de luta e escancarar as portas de nossas vidas para Deus e para a busca da santidade. Não é através de uma vida ligth e uma espiritualidade leve que alcançaremos a santidade, mas sim, espelhados naqueles que chegaram até o martírio em busca da fidelidade à Deus, alcançar a mesma entrega em uma vida de santidade.

O batismo vem a nós para nos santificar e destronar a ação do mal. Como novas criaturas, vivamos em santidade fechando todos os e espaços de pecado em nossas vidas.

1ª Pregação Domingo – XXII Congresso Arquidiocesano
Onazir Conceição – Membro do Conselho Nacional da RCC