Homilia Domingo

“Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!” (João 1, 29-34)

A primeira imagem do cordeiro no antigo testamento é como um animal, que por seu sangue, seria usado como sinal dos eleitos de Deus. A imagem do verdadeiro cordeiro de Deus é apresentada no evangelho de hoje por João Batista para André e Tiago. Os dois passam, então, a seguir Jesus Cristo, o cordeiro santo de Deus. Para seguir a Deus, precisamos ter a coragem de André e Tiago, que, sem voltar, passaram a seguir Jesus Cristo e permaneceram com ele.

Precisamos buscar e experimentar o amor de Deus. Jesus Cristo, o cordeiro de Deus, é aquele no qual devemos estar unidos para vencermos as dificuldades que antecedem nossa salvação. O cordeiro está nos aguardando após passarmos pela grande batalha. É preciso portanto, adorar e estar na mais profunda adoração ao Senhor Jesus. É preciso também confiar e esperar nele, pois ele virá para fazer justiça àqueles que forem fiéis.

Quando Deus é colocado de lado, o resultado é muito triste para aqueles que assim o fazem. Por isso, a união a Jesus Cristo é fundamental para nossa caminhada de fé e salvação.