Homilia Domingo

Pecar significa “errar o alvo”. Por isso, é feliz o homem que não errou o caminho, ou seja, que não se perdeu. Ninguém que peca é feliz porque ninguém que se perde consegue ser feliz.

A palavra de Deus, portanto, vem para nos afastar da perdição. Os mandamentos do Senhor não vem a nós por mera obediência de nossa parte, mas sim para nos iluminar e levar a acertos concretos.

Deus coloca diante de nós dois caminhos: a vida ou a morte, ou seja, a benção ou a maldição. Quem opta por obedecer a Deus e permanecer na vida e na benção, esse há de ser feliz. Deus nos fez livres para fazermos escolhas na vida. No entanto, as escolhas precisam ser corretas, uma vez que na vida não temos ensaio. O que aconteceu, aconteceu. Diz a frase que “viver é desenhar sem borracha”.

Jesus, porém, veio para apagar nossos erros, ou seja, nossos pecados. Quando aceitamos a Jesus, acontece o que a Bíblia chama de “novo nascimento”. Nossos erros aconteceram, mas foram perdoados por Deus, em Jesus Cristo. Os rabiscos foram feitos, mas em Cristo todas as coisas se tornam proveitosas e boas.

Pedir a Deus perdão pelos pecados significa mudar o alvo, mudar o foco. Somente buscando a luz de Deus é que pode o homem ser feliz.