Homilia Domingo

Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.
O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?”Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

Celebramos hoje a festa da assunção de Maria aos céus.

Nossa fé é cristocêntrica, ou seja, Cristo é o centro de tudo e todas as verdades de nossa fé são enraizadas em Jesus cristo. Portanto, quando celebramos a festa da assunção, é a própria história do cristianismo que é celebrada.

A Assunção de Nossa Senhora aos céus é um dogma de fé, uma verdade comprovada pela Igreja Católica em 1874. Ao terminar sua vida terrestre, Maria foi levada ao céu, apontando que o caminho a ser buscado é o caminho do céu. Através do seu “sim”, Maria participou do plano da redenção. É necessário, portanto, que nós, católicos, resgatemos o amor à mãe do Salvador.

“Bendita é tu porque acreditaste”.

Assim como Maria, assumindo o projeto de Deus em nossas vidas, realizemos a vontade do Senhor, pois quando fazemos como Maria fez, encontramos Jesus Cristo e sua vontade.

XXII Congresso Arquidiocesano da RCC

Homilia Missa Domingo