Homilia Domingo

João 2,1-11 – O milagre em Caná

“Eles não têm mais vinho”.

Ouve um casamento em Caná da Galiléia. Um momento festivo, de muita alegria, mas em determinado momento acabou o vinho.

A mãe de Jesus percebe que na festa não havia mais vinho. É Maria quem diz: “filho, eles não tem mais vinho”. O vinho não existia mais na festa, mas também no coração daqueles que participavam dela. Biblicamente falando, o vinho é sinal de alegria, de festa. Naquela festa, faltava alegria nos corações. faltava a esperança no coração, faltava a vontade de viver.

As infidelidades nos relacionamentos com nossos queridos e com Deus acabam com suas estruturas e com sua beleza. O senhor vem transformar aquilo que sobrou dos fracassos em vinho novo, em um novo desejo de ser feliz, em um novo desejo de ser fiel a Deus e aos irmãos nos relacionamentos.

Quantas vezes nossos corações se encontram em pedaços e o vinho já não tem mais sabor. Nesse momento, com a intercessão de Maria que intercedeu em favor do povo para que Jesus realizasse o milagre, somos convidados ao abandono em Deus, aquele que restaura não somente nossas vidas, como também nossas casas que frequentemente se tornam uma “festa sem vinho”. Jesus tem o poder de restaurar vidas, famílias, corações, mas sobretudo tem o poder de, com nosso SIM, varrer todos os pecados de dentro do coração.

TUDO PODEMOS NAQUELE QUE NOS DÁ FORÇAS.