Homilia Sábado

“Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu. E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”
Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”. (Mc 2, 13-17)

É somente com a força do Espírito que entendemos a Palavra de Deus. Dia a dia somos convidados a acolher a Palavra, mas somente pela ação do Espírito Santo podemos entender que não se trata de uma palavra humana, mas de Deus. A palavra anuncia os fatos da vida de Jesus de várias formas, mas com o mesmo objetivo: convidar, assim como convidou Levi: “Segue-me!”

No evangelho de hoje, Jesus se aproxima de pessoas importantes, conhecedoras da lei, para anunciar que Deus quer salvar a todos e é exatamente essa a missão de Jesus: vir ao mundo não para as pessoas sadias, mas para salvar os que precisam de médico. Nesse ano, que está começando, cabe a nós estar atentos ao que diz a Palavra do Senhor, com o decidido objetivo de seguir a Jesus como Levi, que se tornou Mateus, um grande homem de Deus.