Homilia Sábado

Não nos deixemos sucumbir pelo medo e pelas provações.

O cobrador de impostos Levi, deixado de lado por muitos e considerado um pecador público, um dia recebeu um chamado ao serviço do Reino e sentiu-se tocado pelo mestre Jesus com toda a sua miséria e seus pecados. O chamado de Jesus a Levi “Vem e segue-me” causou muita confusão a Levi, mas a certeza do amor e da misericórida do Pai foi fundamental para que seu sim fosse concretizado.

O convite de Jesus para com Levi “Hoje estarei em sua casa” também tocou seu coração. Aquele homem – Jesus – não olhava como alguém que  condenasse, mas que acolhia com olhar de misericórida, e a partir daquele momento Levi foi levado a uma profunda mudança de vida.

Tudo o que nós precisamos vencer, Jesus já venceu. Nós devemos saber a quem devemos seguir. O Jesus que nós seguimos prenuncia o carregamento da cruz. E após a cruz, o mesmo Jesus nos ajuda a carregá-la.

Assim como o coração de Jesus se abriu para um cobrador impostos, nossos corações também são vocacionados a amar os corações feridos. Deus precisa de você para servi-Lo e amá-Lo nos feridos.

Deus tem um projeto para nós, e esse projeto é um projeto de vida e não de morte. Ele quer ser nosso remédio e nossa salvação.

Confia no Senhor. Mesmo em nossas fraquezas e fragilidades, recebemos a força do Pai para recomeçarmos sem espírito de murmúrio e escravidão, e somos curados pelo amor que se derrama sobre os pecadores de coração pobre e contrito.

Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

Pe. Lino

Missa Sábado 16/01/2010 Canção Nova Curitiba