Homilia

Pe. Vicente - Comunidade Bethânia

O evangelho de hoje nos apresenta um modo de vida frontalmente oposto àquilo que o mundo ensina. O sistema do mundo ensina que é preciso ter, poder e prazer. Nisso, ainda que todos os valores sejam apagados e todas as verdades escandalizadas, o que importa é se destacar sobre os outros a qualquer custo, de qualquer forma. Hoje, por meio de alguns meios de comunicação, muitas vezes temos permitido que ideias opostas ao cristianismo entrem em nossas casas. No entanto, temos tudo para sermos autênticos seguidores de Jesus Cristo. Pela radicalidade e confiança, somos capacitados por Deus a sermos seguidores fiéis do Senhor.

A confiança em Deus precisa estar em primeiro lugar nas nossas vidas. Deus cuida de nós e, pela fé, alcançamos a graça de Deus. O maior testemunho que as comunidades de vida dão hoje é a confiança constante em Deus.

Por isso, é preciso aprender a viver da providência de Deus.

“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo Eu não me esquecerei de ti”. (Is 49,14-15)

Deus jamais nos esquece, jamais nos abandona. No entanto, é preciso se lançar nos braços de Deus com confiança. O problema não está na Palavra e não está em Deus, mas em nós. Muitas vezes nós não permitimos que Ele cuide de nós. Não podemos nos deixar vencer pelas tentações do mundo, mas viver firmes e confiantes em Deus, em um relacionamento íntimo e confiante, de quem conhece porque experimentou um Deus que cuida e que ama.

É preciso esperar do alto e não das coisas daqui. Se tivermos a coragem de colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, todo o restante nos será acrescentado.

Kairós, domingo, 27/02/11.

Confira mais fotos da Missa clicando aqui.