Libertar se do fardo da culpa e da tristeza

Nesta manhã de domingo, Padre Adriano Zandoná, continua as reflexões sobre como alcançarmos a felicidade verdadeira encarando os problemas rotineiros como degraus. O problema prepara pessoas simples para destinos extraordinários e a felicidade é a sabedoria para administrar bem esses problemas.

Os motivos que nos tiram essa felicidade são as cargas das feridas emocionais e afetivas. Os sentimentos inferiores que geram complexos que bloqueiam os avanços da vida de uma pessoa. O indivíduo que vive desta forma sempre se observa de forma pejorativa. Já a afetividade, são as lentes que fazem enxergar o íntimo de nós mesmos. Com as lentes dos afetos machucados nos vemos sempre inferiores. Precisamos ter em mente que a glória de Deus é o ser humano realizado e progredindo, porém, quando presos nas feridas emocionais, não existirá avanço. Os processos que vivemos é a principal causa da formação de personalidade de um ser humano. Em cada estágio da vida desencadeia um processo, principalmente na infância no qual as crianças possuem a necessidade de afeto. Esses pequenos seres têm o filtro moral de se culpar e pegar tudo para elas. Tudo bem quando criança, mais há muito adulto vivendo assim. Precisamos amadurecer nosso registro afetivo e emocional para não vivermos essa “adultecência” devido aos sentimentos de culpas acumulados a partir da infância que em consequência desencadeiam na personalidade da pessoa.

O verdadeira vencedor é aquele que vence a si mesmo. A culpa nos torna pesados e empobrecidos e favorece a auto sabotagem. Precisamos combater o que gera esses sentimos, as raízes. A culpa gera consequências desastrosas gradativas durante a vida porque carregamos muitas coisas desnecessárias no coração. Muitos dos frutos de infelicidade que vivemos é consequência das más escolhas que tomamos.

A maioria desses processos estão em nosso inconsciência, não sabemos o que nos afetou positivamente ou negativamente, mais é preciso identificar, aceitar e aprender mesmo errando. Nada ensina o coração melhor como o erro. Se erramos temos que nos reconciliar com nossos erros, nos julgando com os critérios de hoje e não do passado. É preciso se abrir ao amor e a misericórdia de Deus.

Quando vivemos um sentimento de tristeza aguda ela pode matar a nossa essência e a alma. Não se destrua. Deus quer arrancar as raízes de tristeza que nasce das coisas que não deram certo. Temos que ser mais maleáveis com nós mesmos. Quando Deus quer alguma coisa os obstáculos se tornam degraus. As coisas nem sempre são do jeito que queremos, mais somos o ser humano que Deus quer. O único lugar que a felicidade pode acontecer é em nossa realidade e precisamos assumí-la para viver bem.

Adquira todas as pregações do Encontro de Oração desse final de semana e exercite o amor a humildade e o arrependimento para a cura e derramamento da graças sobre as maldições que derramaram em sua vida!

Ligue em nossa casa de evangelização pelo telefone 41 3091-1370 ou em nossa casa de missão Cancão Nova em Curitiba

Av Marechal Floriano Peixoto 4809 – Vila Hauer