Mantenha os olhos fixos em Jesus - Vigília Cerco de Jericó

“O importante é fixar o olhar em Jesus e seguir em frente” 

             Na vigília de oração do sexto dia do Cerco de Jericó a missionária da Canção Nova, Cláudia Brito partilha conosco o evangelho de São Marcos, capítulo 4, a partir do versículo 35.

Quando começou anoitecer, Jesus convidou os discípulos a atravessar para outra margem, e os discípulos o levaram assim como estavam. Naquele momento apesar da sua perfeição Jesus se encontrava cansado pela sua missão, enquanto Jesus dormia na barca, os discípulos foram surpreendidos pela tempestade. 

Durante a nossa vida, quantas vezes somos surpreendidos, nos vemos em meio a uma tempestade, independente da experiência que temos, da nossa vida de oração, da nossa entrega. Assim os apóstolos foram surpreendidos, no meio do mar enquanto Jesus dormia. Aqueles homens mesmo experientes, ficaram com medo e fizeram de tudo para controlar o barco. Conheciam o lugar, o barco, eram pescadores, conheciam como controlar o barco e tudo o que eles faziam não resolvia. Na hora da tempestade não buscamos primeiro a Deus e desviamos o olhar de Jesus, nos perturbamos a toa e colocamos a nossa vida em risco, colocamos a nossa vida de oração em risco, porque esquecemos de olhar pra Jesus e nos apavoramos. 

Depois de viverem toda essa situação os discípulos foram até Jesus, só então depois de buscar todas as alternativas que tinham e não resolver, recorreram a Jesus e pediram ajuda para que o salvassem. Muitas vezes passamos por situações que escapam ao nosso controle, e esquecemos de acordar Jesus, fazemos como os discípulos, nos desesperamos, tentamos resolver com as próprias mãos. Aquele barco que estava “afundado” havia uma diferença, Jesus estava naquele barco. Ele permitiu que os seus discípulos passassem por esse momento para ensinar algo a eles. Com isso Jesus queria ensinar que não precisava temer, porque Ele estava no barco. Os discípulos esqueceram que Jesus estava ali, por isso tentaram de todas as formas controlar o barco. Quem estava com eles era Jesus, e quem está conosco é Jesus.

Hoje o Senhor quer nos ensinar “Eu estou no barco com você, não precisa se desesperar.” Ele permite que nós passemos por essas tempestades para que nós sejamos fortes. Se não passamos por essas tribulações não nos fortalecemos. Jesus está gritando para você hoje: “Mantenha o seu olhar em mim!”. 

As situações difíceis nos dá a graça de conhecer mais a Deus e estar mais perto Dele. Depois que passamos por essas tempestades a nossa fé se fortifica, é preciso que essa situação te coloque em perigo? É preciso colocar as pessoas que estão com você em perigo, para lembrar que Jesus está com você? Jesus queria ensinar aqueles homens a não confiar em si mesmo. Eram eles que iriam nos ensinar suas palavras, por isso teve que colocar eles naquele barco, para os ensinar que eles não podiam confiar em si mesmo.

A sua vida está nas mãos de Deus, ainda que venham tempestades terríveis. O Senhor não tem medo da tempestade, porque Ele está acima dessa situação, da situação que você passa, das tribulações que você passa. Ao invés de desesperar chame Jesus, ao invés de tentar resolver por suas próprias mãos, chame Jesus. 

A palavra de Deus diz que o guarda de Israel nunca dorme, então Jesus naquele momento não estava dormindo, não deixou eles em momento algum. Jesus está aí no barco da sua vida junto com você, ele não permitiu que o barco dos apóstolos afundasse, Ele não vai deixar o barco da sua vida afundar, pois Ele está com você. Não olhe para a tempestade, mas olhe para o Senhor que está sobre a tempestade, está com você. Ele nunca irá provar o limite da nossa fé, Ele nos conhece, assim como conhecia aqueles homens, seus discípulos. O Senhor nunca nos deixa ser provados além da nossa força!

O Senhor não quer que você pare, não quer que você afunde, porque Ele está no barco com você. O Senhor nos dá água viva, Ele é o principal incentivador, Ele se dá como alimento a nós, o pão do céu, a água viva, o Senhor nunca nos abandona. E Ele nos diz hoje, vá em frente, não pare, não desista, corra com perseverança com o olhar fixo em Jesus. 

Traga diante de você as situações que querem que você pare, e o Senhor diz hoje para você “Vá em frente, não pare não desista, corra com perseverança”. Ouse confiar em Jesus, ouse a crer em Jesus, porque os discípulos quando lembraram que estavam com Jesus no barco, se atreveram a chamá-lo. Atreva-se e vá correndo até Jesus, o Senhor se importa sim com a sua vida, mas Ele está esperando você chamá-lo. Apresente para o Senhor a situação em que você se encontra, hoje o Senhor responde pra você “Eu me importo com você”.

Assim como o Senhor chamou a atenção dos discípulos Ele nos exorta. A mão de Deus está em todas as coisas, não existe coincidência ou azar para os filhos de Deus, Ele não dorme e nem cochila, só está esperando você chamá-lo. Ele se importa sim, quer tirar você dessa situação e não deseja a morte de nenhum que está com você neste barco. O Senhor deseja sim salvar a todos. O vigia de Israel não dorme, nem cochila, está acordado conosco. É o Senhor que diz:

“Eu cuido de ti, descansa em mim, comece a sorrir, o que eu tenho é bem melhor, porque só eu sei o amanhã, então receba neste dia o abraço meu, porque da sua vida cuido Eu. Eu cuido de ti, eu me importo contigo”.

Deixa o Senhor cuidar de você. Não há o que temer se Jesus está, se Ele não está neste barco, deixa que Ele adentre a essa situação, Ele vem até você, Ele conhece tudo, sabe o que você vive.