Não tenha medo, nem vos acovardeis! Sede fortes e corajosos! - Cerco de Jericó

Vigília do Cerco de Jericó –  “Não tenhais medo, nem vos acovardeis, sede fortes e corajosos!

Nesta última vigília do ano do Cerco de Jericó o missionário da Canção Nova, Fernando Fantini nos traz a reflexão da passagem de Josué capítulo 10, versículo 25 e partilha conosco:

 

Nós somos cheios de expectativas, viemos por uma causa para estar aqui, mas Deus tem um “para que” Ele nos chamou até aqui, viemos por algum propósito, mas Deus vê além. Podemos repetir: “Senhor Jesus fala ao meu coração, eu quero ouvir a tua voz, porque eu preciso do Senhor.”

A palavra do Senhor diz: “Não temais, nem tremais, tende coragem e sede fortes, porque é assim que fará o Senhor a todos os inimigos”. Segundo um grande pregador, Pe. Leo, existe mais de 360 vezes a ordem “Não temais” na Bíblia Sagrada. 

Nós não queremos ter medo e sabemos que seria muito bom não ter medo, mas querendo ou não nós temos medo, vivemos muitas vezes a insegurança. Essa ordem que Deus nos dá, esse “não tenha medo”, não quer dizer “enfrente qualquer coisa”, mas é para sabermos que temos um Deus que cuida de nós. Tem um lado do medo que é bom, porque faz de você uma pessoa prudente. Quando o Senhor nos diz na palavra “não temais”, quer dizer “não se deixe levar pelos seus sentimentos”. Agora reze: 

Senhor, eu tomo posse que eu sou corajoso, porque Deus é mais em mim, porque Ele é forte, mais bondoso, mais poderoso, porque Deus é tudo em mim. 

Deus nos dá esse ensinamento, não tenha medo de reconhecer sua fragilidade. Observe a si mesmo, seu rosto, olhe no fundo dos seus olhos, você é uma pessoa que tem limites. Deus nos pede para não ter medo, para não ser covarde, para ser forte e corajoso, mas o que nos impede de sermos fortes? Convido você a olhar para si mesmo, para que você se reconheça, não espere de você uma atitude de anjo, porque você é gente. O que nos impede de sermos fortes e corajosos? A nossa humanidade, pois temos limitações, é preciso reconhecer que temos limites. Você entendeu que nós somos chamados a ser destemidos, corajosos, fortes, mas há algo que nos impede de sermos assim, são os nossos limites. É preciso que você se reconheça, reconheça as suas limitações, você não pode esquecer das suas limitações e Deus te fez assim para que você se lembre que é dependente de Deus. São Paulo em sua carta já diz: “Eu não faço o bem que eu quero, mas o mal que eu não quero”. A nossa humanidade passa pelas nossas limitações, pecados, falhas também pelas nossas feridas e traumas. Somos perfeitos? Não, então nós ferimos as pessoas, muitas vezes somos motivos de traumas para as outras pessoas porque somos limitados. Nós sofremos traumas e esses traumas nos impedem de sermos fortes e corajosos, não é porque você não quer, nem porque Deus não quer, mas é preciso enfrentarmos essas situações de frente. Reze: “Senhor Jesus me ajude a enfrentar a mim mesmo”.

Muitas vezes somos nós que estamos presos em nós mesmos e não damos espaço para Deus adentrar o nosso coração. Ele é capaz de curar os nossos traumas, por sarar as nossas feridas, perdoa os pecados e falhas, Ele acolhe as nossas limitações. Nós podemos sim enfrentar as nossas falhas, de frente, não adianta fugir, não adianta colocar o alicerce da sua fé, o fundamento da sua coragem em coisas que passam.  As vezes colocamos o nosso fundamento, ou seja, a nossa segurança para sermos fortes e corajosos em coisas que passam, e se assim fazemos, nós vamos afundar. Gastamos a nossa vida, colocando a nossa esperança para a gente ter coragem nas coisas, o que você tem não é sustento para ser mais ou menos corajoso. Você pode ter muito ou pouco, não interessa o que você tem, mas muitas vezes as coisas nos impedem de sermos fortes e corajosos. Quantas vezes somos tentados a colocar nossa esperança, o sustento da nossa fé nas coisas, na família, no status ou mais ainda quando colocamos a nossa confiança nas pessoas. Sabe o que a palavra de Deus diz sobre isso? Em Jeremias 17, 5 ” Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio”. 

Quando colocamos a nossa confiança em outros homens, nas pessoas, nos bens, o que nos acontece? Afundamos, e não conseguimos ser fortes e corajosos, porque é uma armadilha, outra armadilha é colocar a confiança na própria inteligência, nos próprios talentos. Não podemos colocar o fundamento naquilo que tem como habilidade, se continuar confiando nas próprias experiências você vai afundar. Quando eu coloco a minha confiança em mim, para ser forte e corajoso eu vou afundar. Deus te pede ainda que você seja forte e corajoso , mas não coloque a confiança em si mesmo. Deus pode em nós, Deus é capaz em mim, é capaz em ti, é preciso orar ao Espírito de novo para saber quem é você? 

Deus pode em nós, mas nós não podemos, ser forte e corajoso não quer dizer, eu posso, eu quero, eu consigo, mas Deus pode em mim, assim como Deus pode curar as minhas feridas, os meus pecados. Deus pode convencer o seu e o meu coração, através de mim, dessa carcaça, porque eu tenho medo, mas Deus pode em mim. Não impeça mais a graça de Deus de ser forte e corajoso. 

A palavra de Deus nos diz: “vai e faz o milagre maior do que mim”, porque Ele é tudo em nós, é graça Dele, é para Ele. A sua confiança não está na sua hereditariedade, não está no seu status, não está no seu nome. Você deve honrar seus pais, mas a sua confiança não está neles. É bom sermos amados pelas pessoas? Sim, mas é graça de Deus para nós e Deus vai colocando pessoas no nosso caminho e vamos percebendo a graça de Deus que é ter essas pessoas na nossa vida. Precisamos acreditar mais Nele e menos em nós, confiar mais Nele menos em nós. Ele nos dá condições de sermos fortes e corajosos, mas nós precisamos dobrar os nossos joelhos e nosso coração. Acredite Deus te ama e tudo pode e nos alcança, Ele nos diz: Eu tudo posso por ti.  A graça de Deus vai além de tudo, das nossas limitações, falhas e pecados. Ele nos prepara para rezarmos com autoridade. Reze:

“Eu acredito que o Senhor pode curar os traumas, eu creio em ti Jesus, eu creio na sua graça. De hoje para frente eu vou acreditar na autoridade na oração que o Senhor me dá nesta madrugada, de que aquilo que eu orar se for da sua vontade, acontecerá, porque a graça é sua, porque o Senhor me ama, e não leva em conta os meus pecados. Ele é fiel, ele completará a obra começada em mim, porque Ele é capaz, Ele pode. “.

 

Acompanhe a pregação na íntegra:https://www.facebook.com/cancaonovacuritiba/videos/188819812052862/