O que define uma geração?

“Estamos vivendo um tempo em que cinco gerações convivem simultaneamente, e, certamente, há conflitos nisso”

A nossa sociedade está sendo marcada pelo advento de uma nova geração, isto implica comportamentos que afetam a cultura, o mercado de trabalho e até a religião. Esta nova geração está sendo chamada de Geração Y.

Os sociólogos, de um modo geral, fazem um estudo para definir uma geração quando a pessoa completa 20 anos de idade, mas é obvio que esses 20 anos não significam uma data de vencimento que acontece com a pessoa. Na sociedade moderna, essa idade é quando alguém começa a assumir a sua vida adulta; por isso virou um conceito e, a cada duas décadas, nós começamos a “carimbar” uma geração. Então, este conceito é [focado] muito mais em cima de estudos sociais. Embora a data de nascimento não seja o melhor modelo para definir uma geração, ela serve para efeitos didáticos; mas não significa que a pessoa é ou deixa de ser de uma geração por ter nascido num mês ou num ano diferente. Imagine, por exemplo, nós classificarmos que um jovem é da Geração Y, porque nasceu a partir dos anos 80. Isso quer dizer que aquele que nasceu em dezembro de 79 não é da geração Y? Na realidade, a geração é composta por uma combinação de datas para efeitos didáticos, mas muito mais por um contexto de comportamento social.

Lembrando as gerações: década de 40 e 50 era o “pós-guerra”, o mundo estava sendo reconstruído. Década de 60 e 70, o período de revoluções, de mudanças culturais profundas. Década de 80 e 90, mudança com a tecnologia chegando no dia a dia das pessoas. Então, isto define uma geração, ou seja, o contexto social.

Sidnei Oliveira

Sidnei Oliveira também é Formado em Marketing e Administração de Empresas, autor de vários livros sobre Liderança e Administração.

origemcancaonova.com