O que é a Sagrada Tradição?

Oi! Vamos continuar aprendendo um pouco mais a respeito da nossa Igreja?

Já falamos cobre apostolicidade, sobre colégio apostólico, porém, agora quero falar a respeito de um tema que uma pessoa me questionou. Ela me perguntou: padre o que é a sagrada tradição?

Vou responder de maneira breve, lembrando que este tema no catecismo da Igreja vai do número 74 ao 84. No número 74 temos uma introdução do motivo que levou Cristo a confiar à sua Igreja esta missão de transmitir a todas as gerações sua mensagem de salvação, o Evangelho, a todos.

Mais são os números 75 e 76 que nos leva a entender melhor a respeito do que é a tradição da Igreja.

O 75 diz: “Cristo Senhor, em quem toda a revelação do Deus altíssimo se consuma, tendo cumprido e promulgado pessoalmente o Evangelho antes prometido pelos profetas, mandou aos Apóstolos que o pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, comunicando-lhes assim os dons divinos”

Aqui percebemos que Deus, por meio de Jesus Cristo, não poderia confiar a qualquer um a transmissão do seu Evangelho, por isso a um número específico de pessoas foi dada esta capacidade. Capacidade esta que como vimos nos artigos anteriores foi passada através da imposição das mãos a outros para que chegassem até nós.

O número 76 nos apresenta que caminho esta transmissão utilizou para que este tesouro chegasse intacto até nós:

A transmissão do Evangelho, segundo a ordem do Senhor, fez-se de duas maneiras:

– oralmente: pelos Apóstolos, que, na sua pregação oral, exemplos e instituições, transmitiram aquilo que tinham recebido dos lábios, trato e obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspiração do Espírito Santo;

– por escrito: por aqueles apóstolos e varões apostólicos que, sob a inspiração do mesmo Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação;”

Ou seja, a Tradição da Igreja é este grande tesouro que nos garante que a mensagem de Cristo chegou até nós de maneira plena, intacta, sem distorções. E isto não se deu somente por escrito, mas também de forma oral.

Deus abençoe! Até a próxima semana.

(para se aprofundar você pode adquirir este excelente livro do professor Felipe Aquino – http://loja.cancaonova.com/products/13307-livro-sagrada-tradicao-escola-da-fe-i )